ÚLTIMA COMUNHÃO


Paramentado para viver uma
assustadora estória de Trancoso...


-->
Escolhi esta foto pensando em "filosofar" um pouco sobre o que já nos aguarda desde o nascer: um kit religioso que, na verdade, já vem sendo utilizado desde a confirmação da fecundação, quando promessas e projeções, as mais variadas, já são negociadas em nosso nome.

Após o nascimento, nos amarram fortemente a alguma crença relacionada a seres incorpóreos, que passariam a nos acompanhar a vida inteira, vigiando cada passo, punindo ou recompensando os crédulos, de acordo com sua capacidade de obediência, e incapacidade de questionamento.

Fiquei parado um pouco diante do monitor. Lembrei-me do texto de Ysolda(*), espontâneo, inteligente... gostoso de ler. Não. Não era nada disso que eu deveria escrever. Não conseguiria me aprofundar tanto quanto gostaria e, se conseguisse, talvez o texto ficasse muito pesado, embora tivesse a vantagem de direcionar os próximos diálogos nesse sentido, o que muito me interessaria.

Desliguei o computador e saí meio decepcionado comigo mesmo. Não consegui mais, durante todo o dia, me esquecer desse compromisso; dessa enrascada em que Ysolda me havia colocado.

 

Ah! A morte de Rosa Parks noticiada naquela manhã. A ativista negra americana que tanto atiçou meu espírito revolucionário na juventude, poderia ser um ótimo assunto. Com ele eu poderia debulhar os meus inconformismo e revolta com a arrogância e a beligerância existentes mais ao Norte. Mas, venho fazendo isso com uma certa freqüência. Na última delas, quando da invasão do Iraque, minha posição contrária e as medidas adotadas em nome do Farândola (meu barzinho), ganharam dimensões inesperadas com repercussão nacional e internacional. Seria redundante voltar a esse determinante tema.

Instantes depois, o carteiro trazia um convite da querida prefeita para a solenidade de posse da cidade de Olinda ao título de Capital Brasileira da Cultura. Vaidoso, fui ao Palácio dos Governadores.

Então!?... Poderia ser esse o assunto para abrir esse blogg, pegando carona no meu texto "Olinda, meu amor".

Lá estavam Gilberto Gil, Maracatus, Boi Surubim, Passistas, o Povo... e, ao microfone, o mestre de cerimônias: "Queremos registrar a presença do ator Luiz Carlos Vasconcelos". Nossa! Meu irmão, famoso desde sempre, estava ali. Viera de João Pessoa como presidente da Fundação de Cultura para uma reunião com o amigo e ministro Gil. Transpirávamos, todos, amor por Olinda. Mas, e essa foto com gravatinha!? Não. Eu queria colocá-la aqui no blogg, e não teria nada a ver com essa festa para Olinda.

 

Noite a dentro, Luiz Carlos chegava ao Farândola, com o grupo de artistas e amigos paraibanos que o acompanhava. Descontração geral: gargalhadas, piadas, mais gargalhadas, confidências, entusiasmo com os projetos do Ministério da Cultura e da Funjope, fotos, saudades...

Esqueci até o compromisso com o blogg. Fui para casa e, nos últimos noticiários, a motivação que eu precisava: aniversário de trinta anos da morte de Vladimir Herzog. Esse meu espírito revolucionário que tão cedo instalou-se em mim, parou no tempo... Cronologicamente estacionário, tem a mesma idade do meu coração: "quinze anos incompletos". 

 Vladmir Herzog.

Seria empolgante iniciar o blogg destilando meu ranço ao golpe de Estado de 1964, que tantas vezes me levou às ruas do Recife e João Pessoa no final da década de sessenta: farda do Liceu Paraibano, pedras nas mãos e, no peito, um desejo nunca satisfeito... fabricar e atirar um "coquetel Molotov" em algum torturador. Mas, nós não os víamos, embora transitassem disfarçadamente como pessoas de bem entre nós. Puxa! Me arrepio... Esse coração que parou no tempo quase aos quinze anos, me forçando a abrigá-lo no peito como a um inimigo que temo ofender... sempre sonhador, apaixonado, e atento a tudo, insiste em sentir tudo o que sonho como se fosse real.

Preciso dormir.

Vou ao banheiro pela última vez e também à cozinha. Na sala, passo por Laghaer Teacher, adolescente notívago, hóspede meu e de minha envelhecida companheira Pandora di Módena, sempre se escondendo quando me vê, mesmo que eu não o perceba.

No banheiro, como sempre, está a ninfeta Hanns Di Bannieri, que apenas encolhe-se um pouco para me dar passagem. Por um canto dos grandes olhos me observa, paralisada, como se aguardasse uma iniciativa minha, mas, como de costume, saio indiferente, já acostumado a tomar banho com ela lá.

Ah! Amanhã, vinte e seis de outubro de 2005, será aniversário de Santos Dumont ou da aviação, não sei bem... mas... não, isso também não tem nada a ver com o Terço e o Catecismo na minha mão esquerda.
Mas, vou deixar esta foto aí mesmo, para lembrar-me do tema que mais me motiva.

(*) Conhecera Ysolda Cabral há apenas quinze dias. Chegara como uma "tempestade tropical": de repente, incapaz de causar prejuízos mas, da mesma forma, incapaz de passar despercebida. Dona de muita franqueza, usa-a sem moderação, porém, embutida em histórias divertidas, contadas sempre com um simpático sorriso. Criou o seu blogg - http://ysoldacabral.blogspot.com/ - e ficou me tentando a criar o meu.

"Ser livre não é ser desta ou daquela maneira; ser livre não é agir desta ou daquela forma. Liberdade é a sensação íntima de alegria que deriva da coerência entre pensamento e conduta".Flávio Gikovate.


Comentários

  1. Rodolfo,

    Bom, quando abri ontem o Orkut e vi o seu recado, fiquei tão contente que fui na mesma hora abrir o seu blogger e fiz o comentário sem piscar e nem pensar.

    Dai à razão de não lembrar exatamente o que escrevi. Creio ter registrado o fato de você cumprir as promessas que faz; de ser uma pessoa muito inteligente, de sensibilidade única, entre outros coisinhas mais, e, de que, só agora, a Net estava completa por ter uma página com sua assinatura.

    O melhor de tudo eu não disse: isto, graças a mim! ( ou disse?)

    Quanto ao seu primeiro texto, aqui publicado, ficou perfeito! Fui citada nele ... Que honra!!! E, NÃO LHE COLOQUEI EM NENHUMA ENRASCADA!!!!!! Hahahaha você escreve muitoooo!!!!

    A foto?! Uma verdadeira obra prima!!!! Adorei tudo, tudo mesmo.

    Abraço carinhoso,

    Ysolda Cabral


    P.S. - Perdoe esta sua amiga que não se contentava e tê-lo só para si. Precisava dividi- lo com o este “ vasto mundo!”

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10:40 AM

    Alô bicho.
    A matéria sobre o fechamento do El Paso é a pura realidade do que aconteceu.Politicagem e olho grande.
    Abração: Walter batera

    ResponderExcluir
  3. Anônimo7:46 PM

    És um grande artista!!!

    ResponderExcluir
  4. Li o blogg inteiro...meu caro vc é muito bom nisso viu!!!Pelo que li e absorvi sua sensibilidade em algumas horas tb´m me trouxerão apuros vontade de gritar chorar e ver quanta diferença social temos, e qtas ainda veremos, triste realidade...
    o mundo seria melhor:
    *ce tdo dia fosse sabado
    *ce tda noite fosse festa...
    *c tda a cidade fosse praia...
    *c tdo o mar fizesse onda...
    *c tda a estação fosse verão...
    *c tdo o amigo fosse um irmão...
    *c tda a namorada fosse fiel...
    *c tda a musica nos fizesse refletir...
    *c tdo céu tivesse estrela...
    *c todo o feriado fosse diversão...
    e ce todas as pessoas encontrassem pessoas maravilhosas
    como ôc!!!! te dolo viw amigo bj!!!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo8:07 PM

    Tenho pena de alguem como você...

    ResponderExcluir
  6. Anônimo4:48 AM

    Que venham os baldes, que eles apareçam, só assim poderão ser chutados.

    Meus parabéns.
    Grande abraço.
    Cerberot

    ResponderExcluir
  7. Rodolfo!
    Teu site é muito extenso. As pessoas não gostam de ser e quando gostam não tem tempo e são especificas nos assuntos, até ver fotos tá ficando chato e cansativo... Enfim tudo é Maya!Todos já sabem que religião é poder, controle, muita farsa e sacanagem... o importante é ser feliz, estudar e trabalhar e quando a morte chegar ter um cantinho para tomar uns analgesicos bem forte... pois ela dá falta de ar, vomitos, tontura e doe muito... é fede!

    ResponderExcluir
  8. Caro anônimo Benfilh. Que bom que você leu tudo e aprendeu bastante. Deixe a preguiça de lado e continue lendo... Só faz bem e desinfeta a mente.
    Rodolfo Vasconcellos

    ResponderExcluir
  9. Anônimo12:36 PM

    ALGUEM CONHECE ESSE SR?
    POIS FOI POSTADO UMA CARTA EM NOSSOS E-MAIS SE IDENTIFICANDO COMO SR RODOLFO VASCONCELOS,NAUM NÃO ESTAMOS CONSEGUINDO CONTACTA-LO

    ResponderExcluir
  10. Caro anönimo acima. Milhares de pessoas me conhecem e, como vê, não tenho a menor preocupação com o anonimato. Não escrevo sob anonimato, portanto, meu e-mail é: >bodeguerodez@hotmail.com< ENTRE EM CONTATO.
    Rodolfo Vasconcellos (com dois L`s)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

comentário no blogspot

Postagens mais visitadas deste blog

Aos 11 Anos, a Virgindade em Troca de um Doce

FUX, PRESIDENTE DO TSE, SE AJOELHOU E BEIJOU OS PÉS DA MULHER DE SERGIO CABRAL

Quero o Meu Báculo de Volta!!!...