João Hélio... Meu Filho.

Diego, um dos assassinos. Entregue pelo próprio pai à polícia.
.
.
.

As imagens me sufocam... O carro salpicado de sangue; o asfalto – por quilômetros – com as marcas deixadas pelo corpo de João Hélio; o espanto do pai de Diego – um dos assassinos – ao entregá-lo à polícia; o medo de Diego diante das câmeras; a desolação e dor dos familiares do menino João Hélio ao sepultá-lo, sem sequer poderem olhar seu rosto depois de morto, ou mesmo, num futuro distante, reunirem forças para lerem seu atestado de óbito.

João Hélio poderia ser meu filho...

Impossível impedir que o choro se manifeste... consigo apenas doma-lo, permitindo-lhe lavar meu rosto e pulsar meu peito a cada soluço contido, em vez de deixa-lo irromper em choro convulsivo que, com certeza, me faria menos mal.

Pela internet, a confirmação do que já deduzira: a cabeça de João Hélio espatifou-se pelos sete quilômetros em que ele foi arrastado, preso pelos pés ao cinto de segurança, deixando seu corpo decapitado enquanto sofria incontáveis fraturas expostas ao ser moído sob a roda do seu próprio carro.

Impossível conter a revolta... não acusar a droga que os assassinos estavam usando para cometerem tamanha cena de horror; impossível não culpar essa classe desgraçada de seres humanos desonestos e impassíveis que são nossos políticos, e sua exclusiva preocupação com os holofotes; impossível não culpar a flagrante falta de perspectiva dos jovens das classes excluídas, diante de uma sociedade pretensiosa e vulgar, que não resiste sequer à vaidade de mostrar-lhes todos os dias pela TV, quão miseráveis, incapazes e desprezíveis eles são; impossível – diante dessa dor que passa ao largo e só nos respinga – não culpar nossa rendição à barbárie, minimizada pela quase certeza de que errará nossa porta na próxima investida.

Hoje, após a acareação de ontem entre os quatro maiores, acusados de promoverem este funesto crime, ficou também a certeza de que, Diego e talvez os outros acusados, tenham sido obrigados por Carlos Alberto – o último a se entregar - sob a mira de sua arma, a se envolverem com esse homicídio. Quanto ao menor, cujo nome e rosto, infelilzmente somos proibidos de conhecer, tornou-se uma presença indispensável em cada crime: protegido pela menoridade e consequente impunidade, não tem como dizer não ao bandido que domina sua área. Participa dos delitos para aparecer como o dono da arma e aquele que fez os disparos, livrando os bandidos maiores de idade, de penas mais longas, além de ganhar status dentro do grupo e a certeza de que, quando maior, também terá outros menores agindo como "boi de piranha" em sua proteção.

Em que outro país deste planeta um assassino não pode ser condenado a mais de vinte anos pois, se isto ocorrer, o julgamento será automáticamente anulado, tendo que haver um outro para ratificar a sentença; em que outro país apenas um sexto da pena é cumpria em regime fechado; como um bandido pode se sentir punido, estando dentro de uma cadeia onde rola todo tipo de drogas, telefones celulares para comandar seus comparsas em crimes e rebeliões, e onde podem, semanalmente, praticar sexo com as parceiras indicadas - em alguns casos, irmãs ou esposas de seus credores de dívidas contraídas pela venda de drogas e proteção oferecida dentro da própria prisão; receber indulto de Natal, Dia das Mães, etc.

Um bom exemplo é o do assassinato da jovem atriz Daniela Perez. Em janeiro de 1997, Guilherme de Pádua foi condenado a 19 anos de prisão pela morte da atriz. Após cumprir um terço da pena (seis anos e quatro meses), Pádua conseguiu a liberdade condicional em 1999, por bom comportamento. No ano seguinte, a Vara de Execuções Criminais de Minas Gerais concedeu a ele a redução de 25% da sua pena, que passou para 14 anos, dois meses e 26 dias. Em 2001, ele entrou com o pedido de indulto, que lhe deu a liberdade naquele ano. Se até dezembro deste ano de 2007, Guilherme mantiver um bom comportamento e não se envolver em nenhum outro crime, passará a ser considerado réu primário. Você sabe o que é isso? "Quer dizer que NUNCA cometeu nehum crime!" Caso alguém o chame de assassino, ele pode, inclusive, entrar com um processo por calúnia e difamação.

O que me impede, num campo de batalha desses onde, além da brutralidade flagrante e real, a monstruosidade do crime também está proporcionalmente ligada ao nível social da vítima e do bandido, de dizer também: "Diego... Meu Filho."?

.

.

.

.


Comentários

  1. Anônimo1:17 PM

    Não conseguiria achar palavras. Mal consegui ler e ver as notícias da tragédia do João Hélio, nosso filho.
    Sua voz é a minha voz.

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo... O que nos impede de lutar? O que nos faz achar que errará nossa porta? O que nos faz pensar que 'o vizinho que vá lá protestar, eu fico em casa'. O que nos faz achar que a violência vai parar só porque nós queremos que ela pare! Temos de cobrar dos governantes as políticas socias, preventivas, que a constituição seja cumprida, que todos tenham os direitos básicos!!!!!!!!

    PARABÉNS, Rodolfo. Deixe o seu pranto correr e que corra o de cada um!!!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11:44 AM

    é o ser humano hoje em dia nao liga para o proximo achando q somos seres sem valor;;;isso q aconteceu com o pequeno joão hélio nao se faz com ninguem;;;;pessoas dessa indole nao deveria nem viver...mais não existe justiça mais justa q a justiça divina ou seja a de deus mais cedo ou mais tarde eles vão pagar por cada dor q esse pequeno anjinho sentiu...não queria sentir e nem passar o q a familia desse pequeno anjo sentiu e ate hoje senti...

    ResponderExcluir
  4. Anônimo12:56 PM

    Tenho um filho de 2 anos e meio e não sei o que eu faria se acontecesse algo semelhante com ele. Só de imaginar o que aconteceu com o pobre menino João Hélio, lágrimas vêm aos meus olhos. Não é possível que um ser que aprontou algo deste gênero não seja punido devidamente.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo11:32 PM

    estou chorando muito um desgrassado dese tem que pagar aqu na terra

    ResponderExcluir
  6. Anônimo11:34 PM

    estou chorando muito um desgrassado deses temque pagar aqui na terra

    ResponderExcluir
  7. Anônimo3:44 PM

    Como pode?Um menino tão bonito como o João Hélio morrer assim de uma forma tão cruel?Esses malditos merecem ser arrastados até a morte pra eles sentirem na pele o que o menininho sentiu.FDP.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

comentário no blogspot

Postagens mais visitadas deste blog

Aos 11 Anos, a Virgindade em Troca de um Doce

FUX, PRESIDENTE DO TSE, SE AJOELHOU E BEIJOU OS PÉS DA MULHER DE SERGIO CABRAL

Quero o Meu Báculo de Volta!!!...