17 Anos do Massacre da Candelária

Quais as escolhas que nós lhes oferecemos?



Seis PMs à paisana, agindo como grupo de extermínio, matam a tiros 7 meninos de rua que dormem em frente à Igreja da Candelária, Rio. Outras crianças testemunham o massacre, que tem ampla repercussão.

“Eu recordo nitidamente os meninos assustados e os meninos mortos. Recordo que me sentei no chão com eles e a minha intenção, naquele momento, era só escutá-los e protegê-los. Durante a noite fui pensando lentamente no que fazer. Eu sabia que, a partir daquele momento, a minha vida iria mudar”. Conta, Yvonne Bezerra de Mello, que, voluntariamente, ajudava as crianças que viviam junto à igreja da Candelária, e que, naquela noite, conduziu os feridos no seu carro para o hospital.


Dezessete anos depois, a presidente do projecto UERÊ diz que agora “está tudo mais visível, e existe um compromisso do Governo do Rio para asfixiar o tráfico de droga, ocupando as favelas com uma polícia pacificadora”.

 
Monumento em homenagem à Mãe "Preta", de Júlio Guerra




No entanto, “o problema das crianças abandonadas ainda persiste e as políticas públicas para essa área ainda são incipientes. Os orçamentos para a área da criança ainda são pequenos e quando existem são mal gastos”, lamenta.

Um dos sobreviventes do massacre, Sandro do Nascimento, voltou, mais tarde, aos principais noticiários das televisões, ao sequestrar o ônibus 174, também no Rio de Janeiro. O episódio deu origem a dois filmes: “Última parada 174”, de Bruno Barreto, e “Onibus 174” de José Padilha.

Os nomes dos oito meninos mortos estão inscritos numa cruz de madeira, erguida no jardim frente à igreja. 




. 

Comentários

  1. Helena Rodrigues10:57 PM

    Olá,
    Estou postando aqui porque estava procurando artigos sobre o masacre da Candelária.
    Estou muito triste pelo massacre de Realengo, assim como fiquei triste em 93 pelos 6 meninos mortos. A diferença é que naquele crime, a conotação era de violência comum, com muios precedentes e este de agora surpreende as autoridades.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

comentário no blogspot

Postagens mais visitadas deste blog

Aos 11 Anos, a Virgindade em Troca de um Doce

FUX, PRESIDENTE DO TSE, SE AJOELHOU E BEIJOU OS PÉS DA MULHER DE SERGIO CABRAL

Quero o Meu Báculo de Volta!!!...