Os 150 Anos do MAPA

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
.
.
Uma instituição criada ainda no império por Dom Pedro II comemorou seus 150 anos ontem, 28 de julho. A data é considerada um marco na história desde o Império, e foi comemorada em solenidades oficiais em todas as 27 capitais brasileiras e, em Brasília, recebeu homenagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro Wagner Rossi. 


Mesclando Meio Ambiente, Recursos Genéticos e Recursos Naturais.
.

“Basta olhar o mapa do mundo para ver que um país como o Brasil, com solo, água e terra, não tem problema para competir com quem quer que seja”, destacou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Rossi acredita que, dado o crescimento demográfico global, os alimentos ganharão cada vez mais destaque nas comercializações. "Nada será mais importante que os alimentos. E o Brasil é o maior produtor de alimentos no mundo", disse.

Maior produtividade por hectare plantado.
.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA - conta agora, com selo comemorativo aos 150 anos da instituição. O lançamento foi às 15h30 de ontem, durante cerimônia com o presidente Lula e diversos Ministros de Estado, no Clube do Exército/Setor de Clubes Sul, em Brasília. Na ocasião foram entregues medalhas do sesquicentenário pelo ministro Wagner Rossi a ex-ministros da pasta, representantes do agronegócio, instituições de pesquisa e ensino rural. Wagner Rossi condecorou ainda, dois servidores pelos 50 anos de serviço público e entregou a dois renomados professores a Medalha Apolônio Sales, categoria prata, que reconhece trabalhos científicos em prol da agricultura brasileira.


Plantel de campeões.
.
Nas comemorações dos 150 anos do Ministério da Agricultura, o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), Bernard Vallat, disse acreditar que o Brasil conseguirá o status de país livre de aftosa com vacinação em breve. Em nota, o Ministério da Agricultura informou que a meta é obter esse status até fim do ano. Hoje, parte do país detém esse status.
Francisco Jardim, secretário de Defesa Agropecuária do ministério, afirmou, na ocasião, que o governo está buscando o fortalecimento dos serviços veterinários oficiais nas regiões Norte e Nordeste, com estruturação de escritórios, contratação e capacitação de profissionais, melhoria da vigilância e campanha de vacinação diferenciada.

 "O homem" - O objetivo final.

“A história da agricultura brasileira é uma saga de vitórias construídas pela integração do espírito empreendedor dos produtores rurais, do apoio firme do governo e da pesquisa científica para o desenvolvimento de tecnologias adequadas às nossas condições de solo e clima, e o Ministério da Agricultura foi o grande agente público dessa união.”, destacou Wagner Rossi.
O ex ministro Roberto Rodrigues, ressaltou: “Os saltos de qualidade que a agropecuária brasileira apresentou nos últimos 20 anos é espetacular e assombra o mundo. Enquanto a área plantada de grãos cresceu 25%, a produção aumentou 147%”.

 Frutas do Vale do São Francisco

O Brasil hoje desponta como líder no ranking da exportação de açúcar, café em grãos, carnes bovinas e de frango, suco de laranja, tabaco e etanol. O País sobressai ainda na venda de soja – vice líder, milho – terceiro produtor, e carne suína – quarto do ranking. A safra de grãos tende a crescer 36,7% nos próximos anos, saltando de 129,8 milhões de toneladas em 2009 para 177,65 milhões de toneladas em 2020. Três outros produtos nacionais que devem ter incremento expressivo no mercado mundial de alimentos são açúcar, 15,2 milhões de toneladas; etanol, 35,2 bilhões de litros; e leite, 7,4 bilhões de litros.
O agronegócio brasileiro representa 26% do Produto Interno Bruto e 42% das exportações. Depois de uma economia latifundiária, escravocrata e monocultora, construímos uma agricultura democrática, plural, científica, competente e realizadora de grandes superávits para o país – informou.
Rossi declarou que o Brasil é o 3º país do mundo em agricultura sem uso de componentes químicos, ao contar com 1,7 milhão de hectares dedicados a uma agricultura especial. 

 Vale do São Francisco - Petrolina-PE

Na Superintendência Federal em Pernambuco, os 150 anos do MAPA foi comemorado com a presença de grande número de funcionários engajados na “Causa Brasil”, contando com entrega de placas comemorativas ao servidor mais antigo em atividade: Luiz Alves da Silva, e ao servidor modelo Antonio Henriques Lyra Menezes.

 A felicidade dos servidores advindos do BNCC,
por integrarem a Família MAPA.

Hasteamos a Bandeira Brasileira sob o som do Hino Nacional; assistimos a uma retrospectiva desses 150 anos de MAPA; o superintendente Denildo Pereira de Lima dirigiu os trabalhos de uma mesa composto por representantes do Governo do Estado, Prefeitura do Recife, Superintendência do Banco do Brasil, líderes sindicais, entre outros.
A Banda 15 de Novembro, de Gravatá, manteve o clima festivo com um repertório irretocável durante toda a festividade, que teve seu ápice na execução do Hino de Pernambuco, após o qual foi servido um saboroso almoço.
Em nenhuma atividade dessa comemoração em Pernambuco, houve utilização de recursos públicos.
.
.
.
.
.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aos 11 Anos, a Virgindade em Troca de um Doce

FUX, PRESIDENTE DO TSE, SE AJOELHOU E BEIJOU OS PÉS DA MULHER DE SERGIO CABRAL

Quero o Meu Báculo de Volta!!!...