O Ibope Entrega os Pontos: "O Brasil já tem uma presidente. É Dilma Rousseff"

.
.
.
.
.
Técnica X Emoção
.

Há exatamente um ano, o presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, declarou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não faria o sucessor, apesar da alta popularidade. Na ocasião, o responsável por um dos mais tradicionais institutos de pesquisas do País assegurava que o presidente não conseguiria transferir seu prestígio pessoal para um “poste”, como tratava, desrespeitosamente, a ex-ministra Dilma Rousseff.

Sexta-feira 27.08.10 no Recife - Este blogueiro esteve presente.
.
Agora, a um mês das eleições e, vendo suas previsões serem desautorizadas por números inquestionáveis, Montenegro faz um mea-culpa. “Errei. Eu dizia de uma forma clara que, apesar de o Lula estar bem, ele não elegeria um poste. Foi uma declaração extemporânea, descuidada e muito mais fundamentada num pensamento político do que com base em pesquisas. Foi um pensamento meu. Acho que eu tinha o direito de pensar daquela forma, mas não tinha o direito de tornar público. Peço desculpas. Na vida, às vezes, você se engana. O Brasil já tem uma presidente. É Dilma Rousseff.” 
.
Em Porto Alegre.

O Ibope, juntamente com o Data Folha, no início de agosto tentaram mudar o rumo que as eleições tomavam, ao apontarem empate técnico entre Serra e Dilma, enquanto os demais institutos já mostravam uma dianteira expressiva da futura presidente. Jornais como a Folha de São Paulo, Estadão, O Globo e mais um montão deles espalhados por esse Brasil a fora, só publicavam os resultados desses dois institutos: Ibope e Data Folha. Foi uma tentativa de “golpe” na vontade dos eleitores. Quiseram mostrar ao país que a linha ascendente de Dilma e a descendente de Serra começavam a entrar num processo inverso, como se os eleitores estivessem mudando sua intenção de voto.

.
Entre as mulheres pernambucanas.

A cada fato novo, como o primeiro debate, as mentiras plantadas no início do dia pelos jornais acima relacionados e transmitidas à noite pelo Jornal Nacional, davam munição aos pronunciamentos de Serra ao meio dia, em alguma barraca de pastéis na CEAGESP, que eram mais uma vez mostradas pelo desapontado casal William Bonner e Fátima Bernardes.
.
Conhecendo o aconchego dos pernambucanos.

A cena de desespero dos dois no JN durante a entrevista com a futura presidente foi vergonhosa. William Bonner rodava na cadeira, com as mãos entre as pernas, fazia caretas, enquanto Da. Bernardes acusava Dilma de tratar mal as pessoas em seu gabinete. A ex-ministra da Casa Civil continuou se conduzindo durante a entrevista de forma convincente, elegante, respondendo a essa questão dizendo que muitas vezes precisava ser “firme” com seus interlocutores, por necessidade do cargo que ocupava. William não se conformou e mais uma vez repetiu: “Mas a senhora trata mal as pessoas! O presidente falou isso!”... E a ministra, com paciência de Jó respondia: “Não, William, eu não trato mal as pessoas”... E o âncora do JN, vermelho de raiva, perdeu de vez a compostura e retrucou: “Trata sim! Nós temos isso em VT” Foi aí que precisou que sua mulher lhe desse um “Para com isso!”
.
Uma vitória já prevista, até nos modelitos.

O presidente do Ibope confirma, na prática, o que o presidente disse sobre ela na entrevista concedida à IstoÉ na primeira semana de agosto: “Lula acertou. Dilma é um animal político. Está mostrando muito mais capacidade do que os adversários.”
.
 Entre os novos senadores pernambucanos.

Ontem, o Ibope divulgou uma nova pesquisa, que confirma  a categórica vantagem da petista. “Fazemos pesquisas ­diárias. E Dilma não para de crescer. Abriu 20 pontos em Minas, onde Serra já esteve na frente. Empatou em São Paulo, e ali também já passou à frente. Ela tem 80% de chances de resolver a eleição no primeiro turno.
.
A tão famosa "massa", tão incompreendida pelos adversários.

Montenegro esclarece que houve uma série de fatores para que essa virada se concretizasse: “Primeiro a transferência do Lula, que realmente vai sair como o melhor presidente do Brasil. Um pouco acima até do patamar de Getúlio Vargas e de Juscelino Kubitschek. O segundo ponto é o preparo da candidata Dilma. Ela tem mostrado capacidade de gestão, equilíbrio, tranquilidade e firmeza.”
.
Em Salvador-BA.

Outra causa apontada pelo Ibope, nas palavras do seu presidente é a de que “A oposição errou e essa é mais uma razão para o sucesso de Dilma. A campanha do Tucano José Serra não tem novidade, é velha e antiga. O PSDB repete 2002 e 2006. Está transmitindo para o eleitor uma coisa envelhecida. Vejo um despreparo total. O PSDB está perdido. Mas a razão principal é que: O Brasil nunca viveu um momento tão bom. E as pessoas estão com medo de perder esse momento. O Plano Real acabou derrotando o Lula duas vezes. Mas o Lula, com o governo dele, acabou criando um plano que eu chamo de imperial. É o império do bem, em que cerca de 80% a 90% das pessoas pelo menos subiram um degrau.
.
Entre os homens pernambucanos.

Quem não comia passou a comer uma refeição por dia, quem comia uma refeição passou a fazer três, quem nunca teve crédito passou a ter crédito, quem andava a pé passou a andar de bicicleta ou moto, quem tinha carro comprou um mais novo e quem nunca viajou de avião passou a viajar. Os industriais também estão felizes, vendendo o que nunca venderam. Os banqueiros idem.
.
Ainda em Porto Alegre.

E o Lula está mostrando que Dilma é a gestora desse governo. O braço direito dele. E as pessoas estão confiantes nisso e não estão querendo perder o que ganharam. O povo brasileiro está de bem com a vida. Quer continuar esse bom momento. O Brasil quer Dilma presidente.

Essa eleição acabou”, conclui Montenegro.

 Povo e Nação mirando longe.
.
.
.
.
.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aos 11 Anos, a Virgindade em Troca de um Doce

FUX, PRESIDENTE DO TSE, SE AJOELHOU E BEIJOU OS PÉS DA MULHER DE SERGIO CABRAL

Quero o Meu Báculo de Volta!!!...