Primeira Usina Nuclear do Irã Começou a Funcionar

.
.
.
.

O Irã iniciou neste sábado  21/08/10, as operações em “Bushehr”,  sua primeira usina nuclear, construída com tecnologia e por engenheiros russos às margens do Golfo Pérsico. Dentre de aproximadamente três meses a usina já estará produzindo energia regularmente.
Ali Akbar Salehi,  diretor da Organização da Energia Atômica do Irã, e o chefe da construtora ruassa Rosatom, Serguei Kirienko, participaram da cerimônia oficial de inauguração.

Grandes festividades e atos políticos estão sendo esperados para marcar a inauguração da usina, que levou 35 anos para ser construída. "Apesar de todas as pressões, sanções e dificuldades impostas por nações ocidentais, testemunhamos agora o nascimento do símbolo maior das atividades nucleares pacíficas do Irã", disse o diretor da Organização da Energia Atômica iraniana.

Salehi disse que este sábado é um dia "histórico" e "inesquecível" para o Irã, e agradeceu à Rússia por sua cooperação na construção da usina e na transferência de tecnologia nuclear, segundo as agências russas.

.
.

Ontem, Salehi afirmou que o Irã continuará enriquecendo urânio que será usado como combustível na usina a um nível de enriquecimento de 3,5%, muito abaixo do necessário para a fabricação de armas.

Com a Rússia envolvida no empreendimento, nada restou aos EUA que não aceitarem a festa sem objeções à construção da usina de Bushehr, embora, em troca,  ganhou o voto russo na última rodada de sanções contra o Irã.

.
 

Correspondentes dizem que o governo americano vem mudando o tom de seus comentários sobre Bushehr, descrevendo a usina como “símbolo dos benefícios pacíficos da energia nuclear”. O medo do poder nuclear russo deixa os norte americanos com o rabo entre as pernas.
.
.
.
.
.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aos 11 Anos, a Virgindade em Troca de um Doce

FUX, PRESIDENTE DO TSE, SE AJOELHOU E BEIJOU OS PÉS DA MULHER DE SERGIO CABRAL

Quero o Meu Báculo de Volta!!!...