Como o Datafolha Manipulou a Última Pesquisa

.
.
.
.
.

Perguntas tendenciosas que foram embutidas na sondagem, para influenciar o entrevistado.
.
A última pesquisa de intenção de voto para presidente, elaborada pelo Datafolha, e divulgada inicialmente pelo Jornal Nacional, dando ênfase a diminuição da diferença entre o percentual de Dilma e o de José Serra, embute algo que sugere clara tentativa de manipulação da pesquisa, uma das últimas antes do pleito de 3 de outubro.
.
 
.
O questionário apresentado aos entrevistados, incluia cinco perguntas que davam relevância à demissão da ministra Erenice Guerra e vinculavam as acusações feitas a ela à candidata Dilma Roussef e ao presidente Lula. As questões embutidas foram:
.
1– Você tomou conhecimento da saída da ex-ministra-chefe da Casa Civil Erenice Guerra do governo? Se sim, está bem informado, mais ou menos ou mal informado sobre esse caso?
.
2– A ex-ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, pediu demissão após as denúncias de que seu filho teria beneficiado empresas junto ao governo pedindo comissão. Você acredita que o filho de Erenice Guerra beneficiava as empresas junto ao governo pedindo comissão?
.

 
.
3– E, na sua opinião, Erenice Guerra sabia ou não que seu filho beneficiava empresas junto ao governo pedindo comissão?
.
4– E o presidente Lula sabia ou não que o filho Erenice Guerra beneficiava empresas junto ao governo pedindo comissão?
.
5– E a candidata Dilma Rousseff, sabia ou não que o filho Erenice Guerra beneficiava empresas junto ao governo pedindo comissão?
.
 
.
O Datafolha tem o direito de pesquisar tudo. Mas misturar numa sondagem sobre intenção de voto questões que repercutem precisamente os temas de campanha de um candidato é manipulação primária.
.
É possível que o Datafolha alegue que teve a intenção de aferir a informação do eleitor sobre temas relevantes à disputa eleitoral. Nesse caso, poderia incluir, entre outras, cinco perguntas bastante objetivas:
.
 
.
1. “Você sabia que o candidato José Serra é apoiado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, embora esconda esta relação em seu programa”?
.
 
.
2. “Você sabia que a filha do candidato José Serra, Verônica Serra, dirigiu a ‘Decidir’, uma empresa que quebrou o sigilo fiscal de milhões de brasileiros, aproveitando-se de influências de seus sócios no governo de Fernando Henrique Cardoso?”
.
.
3. “Você sabia que o candidato José Serra foi ministro do Planejamento do governo Fernando Henrique Cardoso, durante o qual foram privatizadas a Vale do Rio Doce, a Telebrás, as siderúrgicas e muitas outras empresas?”
.
 
.
4. “Você sabia que José Serra manteve, quando governador, o preço dos pedágios de São Paulo cerca de dez vezes mais alto, por quilômetro rodado, que nas rodovias federais?”
.
 
.
5. “Você sabia que a bancada fiel aos governadores José Serra e Geraldo Alkmin bloqueou, na Assembléia Legislativa de São Paulo, a constituição de 69 CPIs, impedindo a investigação de denúncias sobre corrupção e tráfico de influências?”
.
 
.
Na reta final, tudo pode acontecer se levarmos em conta as últimas eleições disputadas por Lula, embora, apesar de conhecermos os métodos inescrupulosos sempre utilizados pelo - atualmente esmagado - candidato Serra em todas as campanhas que participou, tudo indica que, tanto a mídia que o apoia, quanto seus marqueteiros, estão completamente perdidos diante da já vislumbrada derrota que Lula lhes imputará em todos os Estados da Federação em 03 de outubro próximo.
.
.
Parafraseando texto de Antonio Martins, no blog “Outras Palavras”

.
.
.
.
.
.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aos 11 Anos, a Virgindade em Troca de um Doce

FUX, PRESIDENTE DO TSE, SE AJOELHOU E BEIJOU OS PÉS DA MULHER DE SERGIO CABRAL

Quero o Meu Báculo de Volta!!!...