Randolfe Rodrigues - Brilhante e Exemplar



08/11/12 - Congresso em Foco - Premiação dos melhores do ano. Com o Senador Radolfe Rodrigues, o grande vencedor.


O mais jovem e brilhante senador do país é também professor universitário, historiador e bacharel em Direito, com mestrado em Políticas Públicas. Pernambucano natural de Garanhuns, começou sua militância política no movimento estudantil do Amapá, espelhando-se no pai sindicalista e militante socialista. Foi deputado estadual duas vezes pelo PT – 1998 e 2002.


Em 2005, decepcionado com as denúncias que envolviam o Partido e que hoje estão sendo julgadas no STF, deixou o PT e filiou-se ao PSOL, sendo eleito em 2010 para o Senado Federal como o senador mais votado no Amapá, e o mais jovem senador desta legislatura.




No Senado, presidiu a CPI do Ecad e foi o autor da representação que resultou na cassação do mandato do senador Demóstenes Torres, de quem era amigo e, juntamente com o Deputado Pedro Taques, formava o que a imprensa passou a chamar de “Os Três Mosqueteiros”, pela luta ferrenha contra todo tipo de corrupção. Demóstenes traía aí, não só os ideais dos amigos que formavam o trio, mas toda uma nação que o considerava – independente de ser senador do DEM – um homem de conduta exemplar. Randolfe não hesitou e foi o autor da representação que culminou com a cassação do mandato de Demóstenes.



A noite de ontem foi de festa às margens do Lago Sul de Brasília, para homenagear os Senadores e Deputados que mais se destacaram na atual legislatura, e Randolfe Rodrigues amealhou nada mais nada menos que 11 prêmios.

Além de “Parlamentar do Futuro”, Randolfe também foi indicado pelos jornalistas como o melhor senador do ano e como destaque em outras três categorias: Combate ao Crime Organizado, Defesa da Democracia, e da Segurança Jurídica e Cidadania.




“Não sou nada. Nunca serei nada, não posso querer ser nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo”. Nos versos de Fernando Pessoa, o senador Randolfe Rodrigues encontrou as palavras para agradecer os prêmios recebidos na noite de ontem, quinta-feira 08, durante a cerimônia de premiação do Prêmio Congresso em Foco 2012.

Randolfe  foi o mais votado também pelos internautas para 5 categorias, e vencedor em 3 delas, além de receber certificado nas outras duas.




“Esses prêmios são da população amapaense e do Brasil que me deram a oportunidade de estar no Congresso Nacional lutando por um país mais justo, sem corrupção”, disse Randolfe.

A atuação de Randolfe na CPMI do Cachoeira, sendo um dos parlamentares mais preocupados em aprofundar as investigações sobre a organização criminosa chefiada por Carlos Cachoeira, renderam ao senador amapaense a vitória na categoria Combate ao crime organizado.

A premiação, de acordo com a Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), entidade apoiadora dessa categoria, busca estimular os parlamentares que lutam por “ferramentas essenciais para o combate ao crime organizado”, além de chamar a atenção para projetos sobre o tema, que estão parados no Congresso Nacional.




Randolfe também foi o primeiro colocado na categoria Parlamentar do Futuro.

Nessa categoria foram escolhidos os deputados e senadores dentre os com menos de 45 anos.

A atuação de Randolfe na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, relatando importantes projetos como o Estatuto da Juventude, o projeto de sua autoria que propõe uma nova partilha para o Fundo de Participação dos Estados, além de proposições importantes do Senador na Comissão de Direitos Humanos lhe garantiram o primeiro lugar também na categoria  Defesa Jurídica e da Cidadania.




Randolfe foi escolhido o primeiro colocado na categoria que premiou o melhor Senador do Brasil por ter sido o parlamentar que mais recebeu votos dos jornalistas nesta categoria. Ao todo foram 89 votos dos 186.  Participaram da votação 50 parlamentares, sendo 33 deputados e 17 senadores.

Como seu convidado, fiz parte da pequena comitiva de familiares que o acompanhou. Chegamos por volta das 21:00h e o Senador Randolfe chegou em seu carro particular, abrindo mão do “carrão preto com a placa dourada de SENADOR DA REPÚBLICA”, utilizado pela maioria.




Na condição de “mais homenageado da noite”, Randolfe só apareceu à sua mesa por volta da meia noite, deixando-nos durante todo esse tempo de espera empenhados em aplaudir entusiasticamente cada novo prêmio anunciado. Ele praticamente não descia do palco a cada premiação, atendendo pedido do mestre de cerimônias, que lhe "ordenava": “O Senador Randolfe Rodrigues pode continuar no palco.”

Durante o jantar ao seu lado, pudemos trocar alguns comentários e registrei minha admiração por ele que, ao que parece, é o sentimento de milhões de brasileiros que ainda têm a esperança de que encontraremos o caminho.

Homem de princípios éticos bem delineados pelo pai que acompanhava com semblante sério cada prêmio que o filho recebia, Randolfe é carismático e carinhoso com as pessoas. Com cara de menino, é um homem exemplar e um parlamentar brilhante.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAVRETO ENQUADRA MORO

Aos 11 Anos, a Virgindade em Troca de um Doce

FUX, PRESIDENTE DO TSE, SE AJOELHOU E BEIJOU OS PÉS DA MULHER DE SERGIO CABRAL