Brasil sobe uma posição no IDH






Brasil sobe uma posição no IDH, mas ainda sofre para vencer desigualdade social histórica.


Em relatório divulgado nessa madrugada de quinta-feira 24/07, nosso país passou da 80ª para a 79ª posição em ranking da ONU de desenvolvimento, mostrando-se um país suavemente melhor, algo raro em um cenário de recessão internacional. Porém, com a dificuldade histórica de vencer a desigualdade.

Este é o Brasil conforme o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), ranking anual elaborado pela ONU para avaliar a evolução dos países além do simples crescimento econômico.

— Brasil mostra uma melhora consistente nos últimos 30 anos. Em nível global, é um dos países que mais melhorou. Melhorias estruturais, como a consolidação da democracia, estabilidade econômica e expansão e universalização da educação — elogiou o argentino Jorge Chediek, representante residente do Pnud e coordenador do sistema ONU no Brasil. 


Embora a evolução de 0,95% ao ano entre 1980 e 2013 seja aplaudida pela ONU, o Brasil ainda está distante de alguns países da própria América Latina, como Cuba, por exemplo, que ocupa a 44ª posição. 


— O Brasil não está muito melhor porque o passivo histórico é enorme. Estamos falando de um país que, há apenas 30 anos, tinha metade da sua população praticamente de analfabetos — registra Chediek.


Paralelamente ao IDH, a ONU divulga o IDH Ajustado à Desigualdade (IDHAD). Neste, a avaliação do país cai conforme seus índices não se verificam em toda a população de forma proporcional. O Brasil cairia de 0,744 de IDH para 0,542 de IDHAD, e estaria 16 posições abaixo no ranking. 


Em razão, sobretudo, da má distribuição de sua renda, a redução de 27% do IDH para o IDHAD faz do Brasil o mais desigual entre os 100 melhores avaliados. 

— Não que isso torne o país pior ou sua avaliação inferior, mas o dado é divulgado para demonstrar que a desigualdade está lá. Existe e precisa ser corrigida — avalia Andrea Bolzon, coordenadora do Relatório de Desenvolvimento Humano nacional. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aos 11 Anos, a Virgindade em Troca de um Doce

FUX, PRESIDENTE DO TSE, SE AJOELHOU E BEIJOU OS PÉS DA MULHER DE SERGIO CABRAL

Quero o Meu Báculo de Volta!!!...