O PODER DE GILMAR MENDES PERMITE QUE ELE ENFIE O DEDO EM QUALQUER BURACO



O dedo que ele já enfiou na "consciência" de cada um dos ministros do STF


Por Ricardo Kotscho, no Balaio do Kotscho


Basta abrir a internet em qualquer portal de notícias que você o encontrará. Qualquer que seja o assunto, em qualquer área, qualquer dia, esteja ou não nos autos, é batata: Gilmar Mendes tem uma opinião a dar.

Embora seja apenas um dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal, ele dá a impressão de ser muito mais supremo juiz do que os outros, o dono da verdade definitiva, indiscutível, absoluta, uma espécie de autonomeado "ombudsman geral" da República.

É como se fosse um novo poder, paralelo e solitário, acima dos outros três. Quem lhe deu este poder, de onde vem tanta autoridade?

Para uma platéia de executivos e empresários, em São Paulo, na sexta-feira, Gilmar Mendes se manifestou sobre assuntos variados:

Compra de votos: "Se nós temos uma ampla concessão de Bolsa Família sem os pressupostos e sem a devida verificação, isso pode ser uma forma de captação de sufrágio que nós, no eleitoral, não conseguimos abarcar".

Prisão de Eduardo Cunha: "Nem sei se naquele momento no Supremo houve pedido de prisão preventiva do deputado, Depois que ele perdeu a condição de parlamentar e, portanto, a imunidade, aí se pode fazer um encaminhamento. De qualquer forma, os pressupostos da prisão preventiva do deputado Eduardo Cunha certamente ainda vão ser apreciados pelos tribunais superiores".

Direitos trabalhistas: "Tenho a impressão de que existe uma radicalização da jurisprudência no sentido de haver uma hiper proteção do trabalhador, que passou a ser tratado quase como um sujeito dependente de tutela. Isso gerou inclusive a eleição de um presidente que veio da classe trabalhadora. A mim parece que esta foi uma inversão. E aí ocorreu, talvez, um certo aparelhamento da própria Justiça do Trabalho e do TST por segmentos desse modelo sindical que se desenvolveu".

Os repórteres foram ouvi-lo ao final de seu discurso num seminário promovido pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos. Ao ser perguntado sobre a Operação Métis da Polícia Federal, que tinha acabado de ser deflagrada, contra policiais legislativos do Senado suspeitos de embaraçar a Lava Jato, entre outros assuntos do dia, não se fez de rogado.

"Não conheço detalhes", começou falando Gilmar Mendes, e foi em frente: "Certamente deve haver fundamentos para essa medida, que é uma medida drástica, uma medida restritiva importante".

Em sua palestra no evento, o ministro Mendes já havia falado sobre o "mais longo período de normalidade institucional" desde a entrada em vigor da atual Constituição.

"A despeito de todas as mazelas que são atribuídas à Constituição de 1988, temos que observar que estamos vivendo o mais longo período de normalidade institucional da vida republicana começada em 1989".

Há controvérsias. Uma das anormalidades institucionais em que vivemos é, certamente, o papel hegemônico que Gilmar Mendes assumiu no STF, ao dar sentenças diariamente, fora dos autos, sobre qualquer tema que esteja nas manchetes.

Nomeado para o Supremo Tribunal Federal no governo de Fernando Henrique Cardoso, depois de exercer o cargo de advogado-geral da União, o ministro Mendes não faz a menor questão de esconder suas preferências e antipatias partidárias, e costuma dar palpites até sobre as decisões de outros ministros da Corte, sem ser contestado.

Em que outro tribunal de país civilizado já se viu comportamento semelhante?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aos 11 Anos, a Virgindade em Troca de um Doce

FUX, PRESIDENTE DO TSE, SE AJOELHOU E BEIJOU OS PÉS DA MULHER DE SERGIO CABRAL

Quero o Meu Báculo de Volta!!!...