SERENÍSSIMA JUSTIÇA TENTA ATROPELAR O ÍNCLITO CONGRESSO E É ATINGIDA POR JAMANTA ROUBADA



Sempre que a cadeia mostra suas portas abertas para o Congresso, eles resolvem consertar o que não têm coragem de fazer por dever de ofício


Embora seja certo que haverá ainda um mar de pressões e possíveis mudanças, algumas observações se pode tirar do episódio onde o Judiciário – e o Ministério Público cada vez mais se adere a ele, porque juiz que só condena é parceiro de quem só acusa, na votação do pacote das chamadas “medidas anticorrupção”.

A primeira delas é que este processo teve tudo o que não deve ser a criação de lei penal.

Foi concebido como uma conquista de poder pelos procuradores e juízes.

Seu “pai” foi uma estrutura subalterna do MP, a Força Tarefa da Lava Jato, diretamente envolvida num caso concreto, não o processo normal de formulação, feito pelos órgãos que a Procuradoria Geral da União tem com esta finalidade e sem vinculação direta com uma ação em curso.

E foi assim porque, desde o início, a motivação foi muito mais político-marqueteira do que jurídica.

Não fosse assim, aberrações como a validação de prova obtida de forma ilícita, “teste de integridade” e, depois, pagamento de prêmio em dinheiro a delator jamais seriam colocadas no papel, sequer.

É uma tradição sempre fazer reformas de lei penal com estudos amplos, participação de juristas externos ao Estado, não com abaixo-assinados e a monstruosidade de colocar uma instituição como o MP como “promotor” propagandístico disso.

Desde o início, a visão dominante era atropelar o Congresso e sair, triunfantes, como os “salvadores da Pátria”.

E deu-se, então, o que o provérbio português do “ir buscar lã e sair tosquiado”.

E ainda podia ter sido pior, se Geddel Vieira Lima não tivesse sido pego com a boca na botija e criado uma situação em que o trêmulo Michel Temer e os “rabos-presos” de Renan Calheiros e Rodrigo Maia, que aparece nos relatórios da Odebrecht, tivessem abortado a “anistia que não existia” ao caixa 2.

Nem é o caso de  se discutir aqui se foi a maneira correta de responsabilizar promotores e juízes por abusos e desmandos nos processos judiciais – até porque alguma responsabilização tem de haver – mas de entender-se que a votação de ontem foi uma reação do Congresso ao avanço da tropa jurídica.

Como, ao que parece, a reação será a de confronto, O chefe informal da Procuradoria Geral da República e seu porta-voz junto ao Parlamento, Deltan Dallagnol já declarou que foi “aprovada a lei da intimidação contra promotores, juízes e grandes investigações”, pela inclusão de propostas sobre a responsabilidades dos agentes públicos do MP e do Judiciário.

Algumas, simples formalização de punições por algo que já é proibido pela Lei Orgânica da Magistratura, como a proibição de juiz manifestar-se nos meios de comunicação sobre processo em curso. Determinação que muitos, a começar pelo exemplar Gilmar Mendes, ignoram solenemente.

Outras, como punir abertura de processos sem base fática e  fazer indenizar àqueles que forem atingidos por isso não tem nenhum absurdo porque, em todos os casos, será ainda um julgamento “interno”, porque se dará em processos onde o MP atuará e um juiz decidirá. Mas poderia, sim, ser muito mais bem definida se, em lugar de uma retaliação política como evidentemente foi, tivesse sido estudada e articulada serenamente.

Ou se o CNJ não fosse, como vem sendo, o terreno da impunidade a estes abusos.

De qualquer  forma, preparem-se para mais crise institucional.

O Legislativo que ontem cortou as verbas da Saúde e Educação é o mesmo que aparou as asas da República de Curitiba.

Os caminho da crise não só seguem abertos como se alargaram.

Porque nossa “sereníssima” Justiça virá de garras e bicos sobre isso.



Comentários

  1. BRIGA DE "Cachorros" e grandes.
    Bando contra Bando.
    Todos querendo permanecer AS MARGENS do que determina a Lei.
    Que deve ser PARA TODOS.
    E , NÃO SÓ PRA alguns.
    Quem sai FORA DA LEI.
    TEM QUE SER PUNIDO.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

comentário no blogspot

Postagens mais visitadas deste blog

FAVRETO ENQUADRA MORO

Aos 11 Anos, a Virgindade em Troca de um Doce

FUX, PRESIDENTE DO TSE, SE AJOELHOU E BEIJOU OS PÉS DA MULHER DE SERGIO CABRAL