SAUDADES DOS TEMPOS EM QUE O BRASIL ERA DIRIGIDO POR UMA MULHER HONESTA, ELEITA POR 54 MILHÕES DE VOTOS, E NÃO POR "HOMENS VELHLOS, BRANCOS E RICOS" - E SEM VOTOS




Dilma definiu como modesto o processo de inclusão social. Muito mais haveria por fazer. Ainda assim, a “oligarquia tradicional não tolerou este pequeno esforço de redistribuição de renda”.





E viralizou nas redes sociais o prêmio dado a Dilma pelo Financial Times como uma das mulheres do ano.
Dilma foi escolhida porque protagonizou um dos maiores dramas vividos no ano por uma mulher em todo o mundo. Falo do golpe, naturalmente.
O texto do FT é brilhante. Mistura com maestria a Dilma mulher, nos dias de hoje, e a Dilma ex-presidente.
O jornalista constatou, de imediato, algo que tem sido notado por todos os que falam com Dilma recentemente: o quanto ela está serena.
A conversa se inicia com o que o FT chama de novo amor de Dilma: a bicicleta. Ela anda de bicicleta todos os dias pelas ruas de Porto Alegre, para onde se mudou para ficar mais perto da filha e dos dois netos.

Dilma está tranquila, mas isso não significa que ela tenha engolido o golpe. Ela voltou a classificá-lo como uma conspiração de “homens brancos, velhos e ricos, ou que pelo menos querem ficar ricos”.
O repórter quis saber se ela acha que reagiu da melhor maneira à trama que a derrubou. Ele brinca com a ideia de que ela, como ex-guerrilheira, poderia pensar em pegar em armas e resistir como Allende.
Neste instante, Dilma produziu uma lição de amor pela democracia. Hoje, disse ela, resistir a um golpe é pela palavra, pela pregação, pelo debate, pela disputa nas narrativas. “A verdade é o oxigênio da democracia”, disse ela.
Dilma fez uma análise realista de sua gestão. Definiu como modesto o processo de inclusão social. Muito mais haveria por fazer. Ainda assim, a “oligarquia tradicional não tolerou este pequeno esforço de redistribuição de renda”.
Dilma retornou também a um ponto que lhe é caro pela fama de durona que conquistou: a diferença com que um homem assertivo e uma mulher assertiva são vistos.
“A mulher é chamada de dura, e o homem de forte.”
Você sai da leitura com um conjunto de sensações. Uma delas é o abismo que separa a imprensa britânica da brasileira. Temos, definitivamente, uma das piores mídias do mundo.
Mas a maior delas é a saudade que bate dos tempos em que o país era dirigido por uma mulher honesta, eleita por 54 milhões de votos, e não por “homens velhos, brancos e ricos” — e sem votos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAVRETO ENQUADRA MORO

Aos 11 Anos, a Virgindade em Troca de um Doce

FUX, PRESIDENTE DO TSE, SE AJOELHOU E BEIJOU OS PÉS DA MULHER DE SERGIO CABRAL