O "Ficha Limpa" Vai Barrar as Fichas Sujas.

 O estrabismo da decência.

A Justiça Eleitoral decidiu que o projeto Ficha Limpa já passa a valer para este ano de 2010. Foram alteradas cinco alíneas do projeto popular, substituindo a expressão "tenham sido" por "que forem", sob a enganosa intenção de que queriam padronizar o projeto, criando, no entanto, dúvidas quanto a aplicação da lei para políticos condenados por colegiados em processos em andamento. Na hora que se altera “tenham sido” por “que forem”, induz a idéia de efeitos futuros, limpando a ficha de todo mundo. A emenda que levantou a discussão foi do senador carioca Francisco Dornelles, e foi acatada pelo relator Demóstenes Torres de Goiás que, no que pese ser do DEMO, vinha demonstrando sempre em seus pronunciamentos, compromisso com a dignidade, levando-me a desconfiar que tal postura agora esvaiu-se, juntamente com os quilos que perdeu.
Desmanchar (no sentido de tirar mancha) o Congresso Nacional, dentro do processo democrático, que é o único que nos interessa, não será um procedimento simples, já que serão eles próprios, os "congressistas", que aprovarão ou desabonarão a metodologia que terá que ser aplicada para amainar os acendimentos da sociedade brasileira.
Com a votação por 6 x 1do TSE, ficam proibidos de se candidatar os políticos condenados pela Justiça em decisão colegiada, mesmo que em processos ainda não concluídos. O condenado, no entanto, ainda pode apresentar recurso a uma instância superior para tentar suspender a pena. O único voto contrário foi do ministro Marco Aurélio Mello, primo do senador Collor de Mello que, quando presidente, levou-o ao STF.
De acordo com o texto do projeto, a inelegibilidade se aplica a crimes de lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilegítimo, como corrupção e gasto ilícito de campanha, doação ilegal e/ou compra de votos, crimes ambientais graves e contra a saúde pública e, ainda, abuso de autoridade, racismo, tortura, terrorismo, crimes hediondos, entre outros. A punição também é válida para o parlamentar que renunciar ao mandato afim de evitar o julgamento por quebra de decoro. O Ficha Limpa amplia o período de inelegibilidade de três para oito anos - além do período remanescente do mandato.

 Paulo Maluf... Sempre na contra mão.

Fruto da mobilização popular, com cerca de dois milhões de assinaturas em todo o Brasil, o projeto foi sancionado pelo presidente Lula na última sexta-feira 04/06.
Só mesmo o povo, mobilizado, poderia provocar tamanha moralização do processo eleitoral no Brasil. Certamente, com esta nova Lei, em pouco tempo teremos uma câmara e um senado esvaziados de assassinos, ladrões do dinheiro público e privado, contrabandistas, fraudadores, torturadores e aproveitadores, que julgam como idiotas as pessoas que não têm as mesmas ambições a qualquer preço, que eles.

.
.
.

Comentários

  1. Um passo a frente para o futuro...Apesar de estarmos tão descrentes nesse mundo de políticos!! Que comece a moralização!!
    Um abraço, Sol

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9:54 PM

    Rodolfo, sou fâ do seu blog. E tb do seu irmão Luiz Carlos. Tão fâ, mas tão fã, que escrevi um conto em sua homenagem. Esse conto concorre em um concurso literario. Se acontecer desse conto ser premiado, será que eu teria chance de faze-lo chegar as mãos de Luiz Carlos? (silviamachuca@aasp.org.br). Bjs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

comentário no blogspot

Postagens mais visitadas deste blog

FAVRETO ENQUADRA MORO

Aos 11 Anos, a Virgindade em Troca de um Doce

FUX, PRESIDENTE DO TSE, SE AJOELHOU E BEIJOU OS PÉS DA MULHER DE SERGIO CABRAL