quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Comissão da Verdade Vai Caçar Torturadores Que Ainda Estão Impunes

.
.
.
.
.
 Baaarbaridade, Tchêêê!...
.


A Câmara Municipal de São Paulo realizou nesta segunda feira passada uma Sessão Solene para comemorar os 32 anos da Lei da Anistia, os 10 anos da Comissão da Verdade e os 21 anos da abertura da vala clandestina de Perus, onde foram encontradas 1.049 ossadas de indigentes, presos políticos e vítimas da ditadura e de esquadrões da morte.


"A Lei da Anistia, a criação da Comissão da Verdade, a abertura da Vala de Perus, são ações que tiveram o intuito de chamar a atenção da sociedade para a necessidade de o Congresso aprovar a apuração efetiva das responsabilidades durante os regimes de exceção no Brasil, junto com a abertura dos arquivos guardados durante a ditadura militar", disse vereador Ítalo Cardoso, líder do PT na Casa.

"Esse ato é a conclusão de um processo que não se encerrou ainda para aqueles que sofreram as consequências diretas da ditadura, tanto na Paraíba quanto em qualquer outro Estado brasileiro. E é um momento significativo, pois tramita em Brasília o Projeto de Lei 7376/10, que cria a Comissão da Verdade no país, que vai engaiolar esses delinqüentes travestidos de gente de bem. Deve-se lembrar ainda que a Câmara tem um papel destacado na luta pela abertura dos arquivos daquele período", completou.

Durante a solenidade foi feito também o lançamento oficial do Comitê Paulista pela Memória, Verdade e Justiça, lançado em agosto. O comitê é formado por diversas entidades que lutam pelo esclarecimento dos crimes cometidos durante a ditadura militar, principalmente as mortes, os desaparecimentos e as torturas, e que sentiram necessidade de organizar suas forças e pretende acompanhar de maneira crítica a instalação e o funcionamento da Comissão da Verdade.

"O Comitê representa a oportunidade de fazer o resgate histórico daquele período. Há muito coisa escondida ainda, embora o livro Brasil, Nunca Mais, de Dom Paulo Evaristo Arns já tenha mostrado a cara de muitos desses monstros. Queremos que sejam estabelecidas a verdade e a justiça, para que as próximas gerações saibam que houve uma ditadura sangrenta que perpetrou crimes de lesa humanidade em seus porões", disse a jornalista Rose Nogueira, presidente do grupo Tortura Nunca Mais.

Ítalo Cardoso enumerou a importância do comitê e das ações para resgatar as verdades históricas dos períodos mais turbulentos do país. "É importante que os jovens fiquem sabendo desses fatos, que eles escrevam e reflitam sobre o assunto, fazendo com que as gerações futuras não tenham que passar o que passamos."

Também participaram da solenidade, além de representantes de outros Estados,  os vereadores Jamil Murad (PCdoB) e Juliana Cardoso (PT), membros da subcomissão de Direitos Humanos pela Abertura dos Arquivos da Ditadura Militar da Câmara Municipal de São Paulo.
.
.
.
.
.
.
.
.

Salve a Pátria! - Globo Cai 13% na Audiência em Oito Meses

.
.
.
.
.
.
 A Rede Globo derrete...
.



Nos primeiros oito meses deste ano, na comparação com 2010, a Globo perdeu 13% no Ibope entre 7h e 12h, no Brasil. Os dados, obtidos com exclusividade pela UOL, integram o chamado PNT (Painel Nacional de Televisão).
.

À tarde também houve queda de 10%. Das 7h à 0h, a Globo perdeu 5% de Ibope.

Só a Globo – ou melhor: Ali Kamel - não percebe que essa tática de começar o dia atacando o Governo Federal e o País por todos os lados não repercute de forma positiva no telespectador. Já está estabelecido um clima de patriotismo não sentido há muitas décadas. Ninguém é tão idiota a ponto de não perceber a brutal mudança que se processa nesse nosso Brasil. Desde o programa “Se Lasca Brasil”, que a Globo insiste em chamar de Bom Dia Brasil, o que se vê é uma Mirian Leitoa, as duas Renatas, a Zileide Silva e o Alexandre Garcia dando voltas nas tripas para encontrar brechas no sucesso do projeto de governo que está aí há nove anos. Criticam os juros altos, e quando o COPOM baixa a taxa, eles dizem que falta coerência na equipe econômica. Se Dilma inaugura uma hidrelétrica no Nordeste, nem se fala, mas, se Barack Obama arrotar depois do seu almoço, o casal 45 do JN faz o maior elogio pela maneira elegante do presidente norte americano ao arrotar, e de como aquilo poderia ser bom para o nosso Brasil se Serra fosse o presidente.

Na medição nacional (PNT), cada ponto equivale a cerca de 185 mil domicílios ou 577 mil pessoas, o que quer dizer que em oito meses sete milhões e meio de pessoas passaram para o lado dos pensantes e deixaram de assistir a Globo.

O rabujento noticiário das manhãs é, possivelmente, um dos motivos para a mudança de perfil de apresentadores de telejornais matinais. Talvez seja uma forma de torná-los mais populares, mas a Globo rejeita essa justificativa. Chico Pinheiro vai substituir uma das Renatas no “Bom Dia Brasil”, e César Tralli ocupará o lugar de Chico no “SPTV 1ª Edição”.
.

Enquanto isso, o avião do JotahieNa no Ar vai de esgoto em esgoto, de ambulatório em ambulatório, de emergência hospitalar em emergência hospitalar, em cidades das quais nunca ouvimos falar, mostrar para esses cada vez mais escassos telespectadores, que o Brazil da Globo é aquele de William Bonner, lançado candidato a presidente do Brazil no programa do Faustão.
.

Salve nosso Brasil, Salve o 7 de Setembro – apesar da simplicidade do ato que o transformou no dia da pátria.
.
.
.
.
.
.
.
.