Reunião do G-20 Adota CPMF do Brasil

G 20 - Toronto: Deixando as principais
decisões para Seul.

Chegou ontem ao final, mais um encontro do Grupo dos 20, sem discutir sobre a pobreza mundial que atinge índices nunca vistos, nem sobre o cerceamento aos direitos sociais.
A elevação da idade mínima para os aposentadorias, o corte de salários e outras maldades incluídas nos pacotes fiscais impostos pela maioria dos governos europeus, também ficaram à margem das análises do Grupo.


A declaração ao final de mais um encontro do G20 sugere que os países capitalistas mais ricos devem cortar seus déficits pela metade até 2013 e procurar reduzir as dívidas públicas a partir de 2016, representando uma vitória dos europeus. 

Dificuldade para conter os manifestantes.


Visando diminuir as críticas, o documento afirma que o arrocho fiscal não comprometerá o crescimento econômico desses países, salientando que “o ritmo do ajuste deve ser monitorado cuidadosamente para amparar a recuperação”, como se fosse possível conciliar as duas metas contraditórias, ou seja, a recessão do setor público com a recuperação e o crescimento das economias.


 Milhares foram presos e arrastados.


Ainda que mantendo individualidades, os pacotes anunciados por Grécia, Espanha, Portugal, Itália, França, Inglaterra e Alemanha são claramente recessivos. O problema é que isto afeta não apenas os povos do velho continente, especialmente a classe trabalhadora. Nas condições de uma economia mundial a cada dia mais globalizada e interligada, o corte de gastos, salários, direitos e emprego tende a derrubar a taxa de consumo e, por extensão, o volumer das importações, atrapalhando a recuperação do comércio mundial.


 
Quem diria!... Nossa CPMF fazendo história!

Em face da necessidade de agradar, pelo menos aparentemente, a todos os países participantes, o pacote foi vago, impreciso. Por exemplo: quem quiser poderá aplicar um imposto sobre operações financeiras e impor regras mais severas às atividades bancárias, mas nenhum compromisso multilateral nesta direção foi assumido, ou seja, a tão criticada CPMF adotada até o ano passado pelo governo Lula, ganha o mundo, e poderá contribuir com a recuperação da economia global.


 O buraco é mais embaixo.


Mudanças no Fundo Monetário Internacional – FMI - instituição  pretensamente multilateral, mas que na prática é controlada com mãos de ferro pelas grandes potências capitalistas, em especial pelos EUA com promessa de reavaliação das cotas e do poder de vota das nações, ficou para a próxima reunião do G20, marcada para novembro em Seul (capital da Coréia do Sul).


Sem muito mais o que fazer...

A proposta de reforma visa aumentar o poder relativo dos chamados emergentes no interior do FMI, mas esbarra na resistência dos governos europeus e estadunidense, que obviamente preferem manter o atual status quo.

Chamando as atenções...

A China conseguiu impedir que fosse incluída no comunicado da cúpula uma menção elogiosa à flexibilização de sua política cambial, alegando que é um tema de política interna que não deve ser abordado em fóruns multilaterais.

A impressão que fica, após a reunião do último final de semana, é que tudo continua como dantes no quartel d´Abrantes. Refletindo os interesses dos grandes grupos monopolistas internacionais, o G20 fez ouvidos moucos diante dos gritantes e aflitivos problemas das grandes massas populares, que a crise exacerbou e promete agravar ainda mais.



Meio perdidos.




O povo ganhou as ruas e uma multidão de mais de 20 mil pessoas marchou por Toronto, num protesto “antiglobalização”, movido pela convicção de que “um outro mundo é possível”. Inicialmente pacífica, a passeata descambou para a violência, foi duramente reprimida pelas forças de segurança e acabou com a prisão de mais de 1.500 militantes.


20 mil cabeças angustiadas.


Bem ou mal, os rebeldes encarnam os reais interesses dos povos e da humanidade. O “G20 financeiro”, embora mais amplo do que o G8, representa uma ordem internacional reacionária e caduca, que reclama mudanças radicais e não reformas de fachada.

Parafraseando Humberto Martins no Portal Vermelho





Comentários

  1. Anônimo10:06 AM

    Me desculpe discordar, mas da forma como foi colocado no texto, parece que a CPMF foi idéia do presidente Lula, o que não é verdade. Foi apenas a ressurreição da IPMF de Itamar Franco, criada em 1993. Outra coisa que também merece apreciação mais acurada é saber se nesses países a tributação é tão pesada quanto a do Brasil. Sei que o foco da questão tratada não e bem esse, mas não resisti em fazer meu comentario. Obrigado por escrever matérias tão interessantes. Hermínio.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

comentário no blogspot

Postagens mais visitadas deste blog

FAVRETO ENQUADRA MORO

Aos 11 Anos, a Virgindade em Troca de um Doce

FUX, PRESIDENTE DO TSE, SE AJOELHOU E BEIJOU OS PÉS DA MULHER DE SERGIO CABRAL