“Retábulo” Sai de Cartaz em Salvador, e Ganha os Palcos Brasileiros

.
.
.
.
.
.

Cartaz do espetáculo
.

Inspirada no poema 'SATOR' de Osman Lins, a peça é uma adaptação cênica da narrativa 'Retábulo de Santa Joana Carolina', contida no livro Nove Novena.
.
Após estréia em Fortaleza em novembro, e apresentação em Natal no mês de dezembro o grupo paraibano de Teatro Piollin voltou a Salvador, e esteve em cartaz até o dia 11 de janeiro com a peça 'Retábulo' no teatro Vila Velha. O Correio24Horas, de Salvador,  bateu um papo com o diretor da peça Luiz Carlos Vasconcelos, que contou como surgiu a ideia de transformar o texto literário de Osman Lins em uma narrativa teatral e como o teatro surgiu em sua vida.
.
Adaptação, direção e iluminação de Luiz Carlos Vasconcelos.

Inspirada no poema 'SATOR' de Osman Lins, a peça é uma adaptação cênica da narrativa 'Retábulo de Santa Joana Carolina', contida no livro Nove Novena. "A idéia surgiu há 12 anos, quando, em Belo Horizonte, conheci os escritos de Osman Lins através da palestra da professora Leni de Freitas. Me fascinei por Osman, ele tem um rigor artístico incrível!", contou o diretor.

.
.
 
.
Retábulo significa uma construção de madeira, em forma de quadrados, que se coloca na parte posterior dos altares e que é geralmente decorada com temas da história sagrada ou retratos de santos. A partir daí entende-se o cenário da peça e a forma com que a narrativa é contada. "A peça aguça o telespectador 'normal' a sentar na ponta da cadeira e falar: - Êpa! O que é isso aqui?", conta Luiz.
.
.
.

Desde os 6 anos de idade, o ator e diretor está envolvido com arte. A primeira vez em que subiu no palco foi dirigido pela mãe para declamar um poema, "Tem uma frase que sempre me faz lembrar esse dia: 'Quando faltar o chão sobre teus pés ator, volta ao teu primeiro dia de teatro', depois disso pensei: 'Qual foi o meu primeiro dia de teatro?' cai naquele grupo escolar em João pessoa". Como ator, Luiz participou de longas como 'Abril despedaçado', 'Eu Tu Eles',   'Carandiru', ‘Primeiro Dia’, ‘Sol do Meio Dia’, ‘Árido Movie’, ‘Baile Perfumado’, ‘Um Homem Mau Dorme Bem” entre outros. Já nas telinhas, fez parte do elenco das séries 'Queridos amigos' e 'Carandiru, outras histórias' e da novela 'Senhora do Destino', todas na Rede Globo.
.
.
.
.
.
.
.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAVRETO ENQUADRA MORO

FUX, PRESIDENTE DO TSE, SE AJOELHOU E BEIJOU OS PÉS DA MULHER DE SERGIO CABRAL

Aos 11 Anos, a Virgindade em Troca de um Doce