Na China, Dilma Vende ao Mundo um Brasil que Respeita a Democracia e os Direitos Humanos

.
.
.
.
.
.

.


“Existem grandes oportunidades no Brasil. Nós hoje combinamos estabilidade econômica, crescimento acelerado, projeto estratégico de desenvolvimento, ciência e tecnologia, inovação, inclusão social, Estado de direito democrático, compromisso com os direitos humanos e um profundo sentimento de auto-estima de nosso povo”, disse a presidenta, para um plateia de empresários, autoridades e líderes políticos, entre eles o anfitrião Hu Jintao no seu discurso durante o Fórum de Boao, na China.

“Não buscamos modelos únicos e unanimidades. Os consensos da história recente sob a égide do mercado, que supostamente nunca falhariam, mostraram-se frágeis como um castelo de cartas”, disse, fazendo menção a dois dos temas mais polêmicos da viagem.

Os direitos humanos e a democracia, apesar da superficial menção do discurso, não foram o ponto central da visita de Dilma à China. Questionada a respeito durante uma coletiva ainda em Pequim, a presidenta relativizou a questão.

.
 

“Todo mundo tem problema de direitos humanos. Todo mundo tem problema de direitos humanos.” Numa clara alusão aos crimes praticados pelo governo norte americano contra nações e cidadãos presos incomunicáveis em suas bases militares clandestinas espalhadas pelo mundo afora.

No discurso desta sexta-feira, Dilma vendeu a imagem de um Brasil que tem enfrentado com sucesso, dois dos principais desafios destacados pela própria China como prioridades para os próximos cinco anos: o incentivo do “consumo de massas capaz de sustentar o crescimento interno e o combate à desigualdade”, nas palavras da presidenta.

Ela citou os programas federais de transferência de renda e a expansão do investimento e do crédito como elementos que ajudaram a desenvolver a demanda interna. Além disso, mencionou as oportunidades para os investidores decorrentes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) iniciado no governo Lula, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

De Boao, no sul da China, Dilma deu continuidade à sua extensa agenda nesta sexta-feira na cidade de Xi’an, onde visitará a ZTE, uma das empresas que anunciaram investimentos no Brasil. A presidente parte para o Brasil hoje, sábado.
.
.
.
.
.
.
.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAVRETO ENQUADRA MORO

Aos 11 Anos, a Virgindade em Troca de um Doce

FUX, PRESIDENTE DO TSE, SE AJOELHOU E BEIJOU OS PÉS DA MULHER DE SERGIO CABRAL