E os Norte Americanos Começam a Conhecer o que é a Pobreza

.
.
.
.
.
.
.
.
A pobreza nos Estados Unidos atingiu, em 2010, 46,2 milhões de americanos. A informação foi divulgada ontem - terça-feira 13/09/11 -  pelo Census Bureau do Departamento de Comércio do governo dos EUA. Esse é o mais alto índice já registrado desde o início da coleta de dados em 1959. Os dados chegam no momento exato em que o país se estrebucha entre a necessidade de provar o impossível que é a não participação deles mesmos no 11 de setembro, e a queda livre em direção ao fundo do poço da crise econômica.
.
.
 

Outros 2,6 milhões de americanos caíram abaixo da linha da pobreza, no quarto ano consecutivo de crescimento.
.

Em 2009 a taxa era de 14,3% de americanos pobres e agora atinge os 15,1% da população. Um aumento de 0,8%. No ano anterior eram 43,6 milhões os que viviam na pobreza. De acordo com o censo, um em cada seis americanos se encontra nessa situação definida para quem tem ganhos anuais individuais de até 11,13 mil dólares, cerca de 18,8 mil reais, ou renda de até 37,68 mil reais anual numa família de quatro pessoas. Valores insuficientes para se viver com alguma dignidade nos “padrões” norte americanos.
.

A renda das famílias de classe média americanas aparece em queda de 2,3% no relatório. E a taxa de desemprego está em 9,1% contra apenas 6 por cento da taxa brasileira e, sem perspectiva de melhora a curto prazo. Até agosto deste ano, 14 milhões de americanos estavam desempregados.
.

Segundo o censo, a taxa de pobreza é ainda mais alta entre negros (27,4%) e hispânicos (26,6%) do que entre brancos (9,9%).
.

Venho anunciando há mais de dois anos esse “estrebuchar” norte americano, e a cada novo dia surge um ingrediente peculiar que os conduz em direção ao confronto, interno ou externo.
.

Quanto ao externo, já conhecemos muito bem sua tática de enfrentamento ao terrorismo mundial após a farsa do 11S. Quanto ao interno, vou esperar um pouco mais pois, falar em “golpe à americana” no momento, seria ainda cair no ridículo.
.
.
.
.
.
.
.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAVRETO ENQUADRA MORO

Aos 11 Anos, a Virgindade em Troca de um Doce

FUX, PRESIDENTE DO TSE, SE AJOELHOU E BEIJOU OS PÉS DA MULHER DE SERGIO CABRAL