Franceses Produzem Glóbulos Vermelhos a Partir de Células-Tronco

.
.
.
.
.
.

.




Estudo feito por pesquisadores franceses da Universidade Pierre et Marie Curie, em Paris, dá esperança àqueles que, no futuro, necessitem de transfusão de sangue e queiram ser seus próprios doadores. A alternativa se baseia no fato de a pesquisa ter comprovado a possibilidade de se fabricar glóbulos vermelhos em laboratórios a partir de células-tronco.


O estudo está publicado na revista científica Blood. As pesquisas foram conduzidas por Luc Douay, do Hospital  Universitário Saint-Antoine. De acordo com os pesquisadores, para os pacientes contarem com os glóbulos artificiais são necessários mais avanços tecnológicos que possibilitem a produção em grande escala.

Uma primeira transfusão desses glóbulos vermelhos fabricados em laboratório foi feita em seres humanos, mostrando que além de eles terem o mesmo desempenho dos glóbulos naturais, podem sobreviver no organismo.

A pesquisa é considerada pioneira na obtenção de sangue artificial e pode representar uma alternativa para a crescente necessidade de doações de sangue no mundo e para suprir a carência de doadores, além de reduzir o risco de infecções.

No corpo humano, os glóbulos vermelhos - também chamados de hemáceas - são responsáveis pelo transporte de oxigênio e de gás carbônico, em menor quantidade, para os tecidos. Uma das alternativas para fabricar artificialmente os glóbulos vermelhos, segundo os pesquisadores, é utilizar células de sangue do cordão umbilical que se proliferam mais rapidamente do que células-tronco adultas.
.
.
.
.
.
.

Comentários

  1. Rodolfo,
    bom dia.

    Na tarde de ontem, revendo um velho álbum com recortes de jornais e revistas sobre artistas de cinema, feito por mim na adolescência, senti uma grande curiosidade de navegar na Internet para saber por onde andava o ator Sávio Rolim. Doeu na minh'alma ao ler em um site a decadência enfrentada por ele. Continuando a navegar, cheguei ao seu interessante blog.
    "Viajei" nas suas interesantes crônicas, algumas delas, verdadeiras perólas para reflexão. Emocionei-me com as secções de fotos dos seus antepassados.
    Deparei-me com coisas fantásticas, tais como: 1-"El Bodegon", onde estive algumas vezes quando trabalhava no BNB-Banco do Nordeste do Brasil; 2-Você com um cão boxer. Crio um, que já é o meu terceiro; 3- A pacata Umbuzeiro, onde estive algumas vezes a serviço do BNB.

    Mas voltando ao assunto do Sávio Rolim. Como ele está?

    Um abraço, direto da ensolarada manhã pernambucana de Timbaúba.

    Daslan Melo Lima
    Meu blog: PASSARELA CULTURAL, www.passarelacultural.blogspot.com
    Meu e-mail: daslan@terra.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

comentário no blogspot

Postagens mais visitadas deste blog

FAVRETO ENQUADRA MORO

Aos 11 Anos, a Virgindade em Troca de um Doce

FUX, PRESIDENTE DO TSE, SE AJOELHOU E BEIJOU OS PÉS DA MULHER DE SERGIO CABRAL