Dilma Depõe em Tribunal Militar... Os Covardes Escondem a Vergonha

.
.
.
.
.
 O contraste entre a altivez desarmada e torturada, 
e a covardia de dentes cerrados e arsenal em punho.
.
.


Uma foto inédita da presidente Dilma sendo interrogada em um tribunal da ditadura militar foi publicada pela revista Época anteontem,  sábado (3). Imediatamente foi reproduzida por milhares de usuários das redes sociais, principalmente no Facebook.

A descoberta foi do jornalista Ricardo Amaral, autor do livro A vida quer coragem, uma biografia de Dilma que está chegando às livrarias já nesta primeira quinzena de dezembro. Ricardo foi assessor da presidente na Casa Civil e na campanha presidencial e em sua obra conta a história da petista da guerrilha ao Planalto.

Resgatada dos porões da ditadura, a foto faz parte do processo contra Dilma na Justiça Militar. Foi tirada em novembro de 1970, quando ela tinha 22 anos. Segundo informações do livro, o interrogatório em questão foi feito após 22 dias de tortura e aconteceu na Auditoria Militar do Rio de Janeiro.

A covardia dos algozes que faziam o interrogatório, ao perceber que seriam fotografados, é uma amostra exemplar do tipo de gente que optou por, na calada da noite, arrebatar a liberdade da Pátria e fuzilar nossa juventude idealista. Ambos escondem a cara como bandidos, da mesma forma que vemos cotidianamente em casos de prisões na frente de câmeras. A expressão dos bandidos de então contrasta com o olhar altivo da atual presidente.

.
Não é a primeira vez que a revista dos Marinho traz imagens da Dilma guerrilheira. Em agosto de 2010, menos de dois meses do primeiro turno da eleição presidencial, a mesma revista Época trouxe uma reportagem intitulada "Dilma na luta armada".

A matéria tinha o claro objetivo de assustar uma parcela mais conservadora do eleitorado. Um dos  inter-títulos era “Dilma foi denunciada por chefiar greves e assessorar assaltos a banco”. A matéria propaganda, que tinha a intenção de ser negativa, acabou trazendo o maior ícone virtual da campanha de Dilma dali pra frente.

O diretor de arte da publicação teve a idéia de pegar uma foto que a ditadura tirou da guerrilheira e aplicar em pop art. Pronto. Em poucos dias, eleitores da petista transformaram o símbolo em avatar de perfil em rede sociais.

.
Eu mesmo reproduzi em camisa vermelha que levava para desfilar por todos os eventos políticos daqui de Recife, com os dizeres que criei: “Por amor ao meu País.”

Da internet, o ícone ganhou as ruas. Foi alterada em dezenas de versões, virou camisetas, foi transportada para cartaz, grafitagem e acima de tudo, virou o símbolo de uma campanha jovem e ousada, contra a conservadora campanha de José Serra.
.
Esta enigmática foto aí em cima mostra muito bem a coragem da nossa presidenta que, ainda no frescor da sua juventude, após semanas de tortura, perante um “tribunal militar” só de homens, sem advogados, incomunicável, mantém a cabeça erguida pela certeza de que era ela, ali naquela sala de porão, quem realmente queria um Brasil livre, democrata... Digno dos brasileiros que hoje o habitam sob o seu comando.
.
Parabéns Presidenta.

.
.
.
.
.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAVRETO ENQUADRA MORO

Aos 11 Anos, a Virgindade em Troca de um Doce

FUX, PRESIDENTE DO TSE, SE AJOELHOU E BEIJOU OS PÉS DA MULHER DE SERGIO CABRAL