Processo Contra Curió Recebe Apoio da Deputada Luciana Santos







A deputada federal por Pernambuco, Luciana Santos, na Câmara dos Deputados.




O Ministério Público Federal decidiu apresentar à Justiça Federal de Marabá, no Pará, denúncia contra o Coronel de Reserva Sebastião Curió Rodrigues de Moura, conhecido como Major Curió, que atuou como parte das forças repressoras à guerrilha do Araguaia. A decisão recebeu elogios da líder do PCdoB na Câmara, deputada Luciana Santos (PE).


Em discurso no plenário da Câmara, na noite de ontem, quarta-feira (14), ela disse que que “trata-se de medida paradigmática, pois caso a denúncia seja acatada pela Justiça será convertida na primeira ação penal por crimes cometidos durante a Guerrilha do Araguaia”.



E destacou que “isso se dá em um momento em que o Brasil decide instalar a Comissão da Verdade, que vai apurar os crimes cometidos contra a Nação na época da ditadura militar”. 

Para ela, “todos nós temos a expectativa de que a verdade venha à tona e possamos apurar e abrir os arquivos, numa perspectiva de fazer valer a elucidação de fatos, não só para os parentes das vítimas da ditadura, mas para o bem da democracia brasileira, para termos todos esses fatos apurados e criminalizados”.

A líder do PC do B concorda com o entendimento do Ministério Público de que Curió não poderia ser beneficiado pela Lei da Anistia, pois essa se refere somente a crimes cometidos em 1961 e 1979. “Tampouco seus crimes estariam prescritos”, enfatiza. 

Luciana explicou que como não se sabe o paradeiro do militar, o crime de sequestro continua correndo, de forma a não prescrever e fugir da cobertura da Lei de Anistia. “Por isso, Curió é denunciado após cuidadoso processo de investigação que se iniciou em 2009, podendo pegar de dois a 40 anos por crimes que se iniciaram em 1974 e nunca tiveram um final”, afirmou.

O militar é acusado de ter praticado crime de sequestro qualificado contra cinco militantes do PCdoB que atuaram durante a Guerrilha do Araguaia. Luciana Santos fez questão de citar um a um o nome dos companheiros de Partido: Maria Célia Corrêa (Rosinha); Hélio Luiz Navarro Magalhães (Edinho); Daniel Ribeiro Calado (Doca); Antonio de Pádua Costa (Piauí) e Telma Regina Cordeiro Corrêa (Lia). 


A deputada federal Luciana Santos exerce naturalmente grande liderança na política brasileira, notadamente na pernambucana, onde milita desde os tempos de vice-presidente da UNE.



Em 1996 foi eleita deputada estadual, e em 2000, como prefeita eleita de Olinda, começou a tirar aquela cidade do fosso cultural e abandono físico em que se encontrava. Reeleita com maioria esmagadora, cumpriu seu segundo mandato até 2008, quando passou a compor o governo de Eduardo Campos como Secretária de Ciência e Tecnologia, deixando o cargo para candidatar-se a deputada federal, quando obteve expressiva votação.


Orgulho de todos os pernambucanos, a deputada Luciana Santos, com seu carisma e coesão de pensamentos, num futuro próximo conduzirá o destino de Pernambuco.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAVRETO ENQUADRA MORO

Aos 11 Anos, a Virgindade em Troca de um Doce

FUX, PRESIDENTE DO TSE, SE AJOELHOU E BEIJOU OS PÉS DA MULHER DE SERGIO CABRAL