Filme "O Último Dançarino de Mao"











Filme americano baseado na autobiografia do bailarino chinês Li Cunxin que aos 11 anos foi tirado de uma pobre aldeia chinesa para estudar balé na escola de dança de Madame Mao, em Pequim. Em 1979, ele consegue entrar para a Companhia Houston Ballet durante um intercâmbio cultural no Texas, onde começa uma vida nova e livre. Os oficiais chineses tentam levá-lo de volta à China, mas manobras legais e o casamento com uma bailarina americana conseguem mantê-lo nos EUA. Para lutar pelos seus sonhos, porém, ele terá de abandonar para sempre sua família.



Como sempre o cinema de Tio Sam se apresenta a serviço do Estabelechiment mostrando as culturas alheias como “pobres”e seus povos famintos. Os mimos do capitalismo são valorizados ao extremo e nem percebem o ridículo como se mostram ao mundo.

Fora a questão política o filme mostra as contradições de uma China vivendo os últimos anos de Mao no poder e os primeiros de Deng  Xiaoping substituindo-o, as diferenças entre uma pequena aldeia nos confins do território Chinês e a cidade de Houston no Texas com suas torres de concreto, o glamour vazio da sociedade norte americana e a simplicidade e valores de um jovem criado com a família camponesa em território chinês.

Vale a pena ver.


Nós, (eu, Nadja e Kekel) acabamos de chegar do Cinema da Fundação de Cultura da Cidade do Recife.

















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aos 11 Anos, a Virgindade em Troca de um Doce

FUX, PRESIDENTE DO TSE, SE AJOELHOU E BEIJOU OS PÉS DA MULHER DE SERGIO CABRAL

Quero o Meu Báculo de Volta!!!...