Filme Contra o Islã Acua os Estados Unidos







Protestos contra filme antimuçulmano se espalham















Os protestos contra o filme norte-americano que satiriza e denigre a religião islâmica e o profeta Maomé se alastraram hoje, sexta (14), por vários países do mundo muçulmano. Milhares de manifestantes ocuparam ruas e embaixadas estrangeiras do Iraque, Paquistão, Jordânia, Indonésia, Catar, Sudão, Turquia, Afeganistão, Tunísia, Líbia, Líbano, Egito, Iêmen e Palestina. 

Jornais internacionais relataram que diversos imãs criticaram o filme durante as orações desta sexta, dia considerado sagrado pelo islamismo. Em diversos países, os protestos foram marcados por confrontos entre os manifestantes e a polícia. Até ontem, quinta (13), apenas embaixadas norte-americanas tinham sido palco de protestos. Hoje, as representações diplomáticas da Alemanha e do Reino Unido no Sudão, por exemplo, também tornaram-se alvo de manifestações.


Pelo menos uma pessoa morreu hoje, em Trípoli, na Líbia. No Líbano, um restaurante da cadeia americana KFC foi incendiado. No Sudão, manifestantes conseguiram iniciar um incêndio na embaixada dos Estados Unidos, retirar a bandeira norte-americana e hastear no lugar a muçulmana. No mesmo país, manifestantes entraram na embaixada britânica, minutos após entrar na representação da Alemanha.


Na capital do Iêmen, onde quatro pessoas foram mortas e dezenas ficaram feridas por conta da repressão policial,  os protestos continuam em frente à Embaixada dos Estados Unidos. Em Teerã, capital iraniana, milhares de pessoas voltaram a ocupar as ruas.

No Cairo, Egito, cinco pessoas ficaram feridas em um protesto em frente à embaixada dos Estados Unidos. A polícia disparou gás lacrimogêneo contra cerca de 500 pessoas. As ruas no entorno da representação diplomática foram bloqueadas com arame farpado, barricadas de concreto e veículos policiais.

A Irmandade Muçulmana, grupo ao qual pertence o presidente do Egito, Mohammed Morsi, disse que pretende organizar protestos em mesquitas, mas longe da Embaixada norte-americana. Em viagem à Itália, Morsi disse que seu governo procurará garantir a segurança de todas as embaixadas estrangeiras no Egito. Ele também disse que o filme é "inaceitável".

Em Jacarta, capital da Indonésia, cerca de 200 pessoas protestam pacificamente em frente à Embaixada dos EUA, cercada por dezenas de seguranças. Os manifestantes carregam bandeiras pretas e cartazes escritos “EUA devem se responsabilizar pela islamofobia ao redor do mundo”.

As autoridades palestinas da Faixa de Gaza convocaram os moradores da Cidade de Gaza a um protesto pacífico hoje contra a produção cinematográfica. Segundo a Agência Efe, organizações internacionais fecharam seus escritórios por precaução. 

A onda de protestos se agravou no começo desta semana após o ataque ao Consulado dos Estados Unidos, em Benghazi, na Líbia que provocou as mortes do embaixador norte-americano Chris Stevens e de mais três funcionários da representação diplomática. O prédio do consulado foi destruído e incendiado por manifestantes.

Islamofobia

As manifestações ao redor do mundo árabe e islâmico tiveram início nesta semana depois que o trailer do filme "A Inocência dos Muçulmanos" ganhou legendas em árabe em conta no YouTube. Desde então, milhares de pessoas assistiram à versão, aprovada pelo diretor, e uma emissora egípcia chegou a reproduzi-la.

O filme mostra muçulmanos atacando uma cidade e todos aqueles que possuem religião diferente, incluindo uma bela garota com uma cruz no peito que é morta. Em outras cenas, o profeta Maomé é chamado de “bastardo”, briga por um pedaço de carne com uma de suas esposas, aparece sem cuecas e faz sexo oral em uma mulher. 

Sam Bacile, o diretor da produção milionária, prefere se identificar como um israelense judeu. Segundo ele, o filme vai ajudar o Estado de Israel a dominar o território da Palestina por mostrar as "falhas" do Islã ao mundo.

“É um filme político”, disse ele ao descrever a sátira islamofóbica, que foi financiada por mais de 100 doadores judeus e custou 5 milhões de dólares.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAVRETO ENQUADRA MORO

Aos 11 Anos, a Virgindade em Troca de um Doce

FUX, PRESIDENTE DO TSE, SE AJOELHOU E BEIJOU OS PÉS DA MULHER DE SERGIO CABRAL