Deputada Luciana Santos Comanda Luta na Câmara dos Deputados em Defesa dos Direitos da Mulher.

.
.
.
.
.
 Luciana Santos com esse blogueiro, em 2001.
.
.



Buscando mais recursos e mais políticas públicas para questões feministas, um grupo de mulheres se reuniu nesta terça-feira – 13/09/11 -  com a deputada Luciana Santos, a quem entregaram um documento com propostas para o novo Plano Plurianual de 2012/2015. A parlamentar pernambucana requereu a realização de audiência pública conjunta da Comissão Mista de Orçamentos e da Comissão de Legislação Participativa para discutir o tema “Agenda do movimento de mulheres para o próximo ciclo orçamentário”.

“O texto do PPA proposto pelo governo apresenta uma visão de futuro para o Brasil. Nós avaliamos que queremos mais coisas deste Brasil e por isso propusemos algumas alterações e acréscimos ao texto”, destacaram os membros da comissão, que se encontraram também com a Bancada Feminina da Câmara dos Deputados para a entrega do documento.

A deputada Luciana Santos – ex prefeita de Olinda por dois mandatos consecutivos -  usou os argumentos apresentados pelas feministas para justificar a solicitação da audiência. Neste ano, a Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB) foi chamada a contribuir na formulação do Plano Plurianual 2012-2015 do Governo Federal, no âmbito do Seminário Interconselhos. A partir dessas experiências, o movimento elaborou propostas voltadas para a igualdade de direitos e participação social.

.
Em recente pronunciamento na tribuna da Câmara dos Deputados, por ocasião da Marcha das Margaridas, disse a Deputada:
.
“Hoje é um dia de grande alegria para nós. Brasília acolhe, desde ontem, quase 100 mil mulheres de todos os recantos do Brasil na Marcha das Margaridas. Essa é a maior mobilização de mulheres da América Latina, uma ação estratégica das mulheres do campo e da floresta para conquistar visibilidade, reconhecimento social e político e cidadania plena.

Este ano as margaridas marcham por desenvolvimento sustentável com justiça, autonomia, igualdade e liberdade, bandeiras dignas e justas de mulheres que com sua luta já conquistaram tanto para este País.

Estamos juntos, Sr. Presidente, nessa luta, que tem como objetivo:

.
- Denunciar e protestar contra a fome, a pobreza e todas as formas de violência, exploração, discriminação e dominação, e avançar na construção da igualdade para as mulheres;

- Atuar para que as mulheres do campo e da floresta sejam protagonistas de um novo processo de desenvolvimento rural, voltado para a sustentabilidade da vida humana e do meio ambiente;

- Dar visibilidade e reconhecimento à contribuição econômica, política e social das mulheres no processo de desenvolvimento rural;

- Contribuir para a organização, a mobilização e a formação das mulheres do campo e da floresta;

- Propor e negociar políticas públicas para as mulheres do campo e da floresta.

.
Hoje, Sr. Presidente, reverenciamos a memória de Margarida Maria Alves, brava sindicalista paraibana, brutalmente assassinada pelos usineiros em 12 de agosto de 1983. Mas homenageamos também todas as trabalhadoras do campo e da floresta, todas as mulheres comprometidas com o combate às desigualdades sociais, com o fim da violência e com a construção da igualdade.”


Durante a audiência solicitada por Luciana Santos, o movimento de mulheres vai lançar a publicação “Políticas Públicas para a Igualdade: Balanço de 2003 a 2010 e desafios para o presente”. Desde 2002, o movimento de mulheres e feminista vem empenhando esforços no aprofundamento do debate e na mobilização de espaços de participação social sobre os Planos Plurianuais, tanto no Executivo como no Congresso Nacional, lembrou Natália Mori, da CFemea.
.
.
.
.
.
.
.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAVRETO ENQUADRA MORO

Aos 11 Anos, a Virgindade em Troca de um Doce

FUX, PRESIDENTE DO TSE, SE AJOELHOU E BEIJOU OS PÉS DA MULHER DE SERGIO CABRAL