‘Cupincha’ de Aécio, Anastasia é citado na Lava Jato



O mesmo abraço que pegou Eduardo Jorge de surpresa, ao anunciar seu apoio a Aécio no 2º turno



Antes fora da lista de políticos citados pela Operação Lava-Jato, o senador eleito Antonio Anastasia, ex-governador de Minas Gerais, foi mencionado em depoimento do policial federal Jayme Alves de Oliveira Filho, o Careca.
Em 18 de novembro do ano passado, Careca contou à Polícia Federal que entregou R$ 1 milhão a Anastasia em 2010, a mando do doleiro Alberto Youssef, pivô do esquema de corrupção que desviou R$ 10 bilhões da Petrobras.
Quem revelou a notícia foi a Folha de S. Paulo, nesta quinta-feira. A Justiça Federal do Paraná está sob posse da citação, que não foi encaminhada à Procuradoria Geral da República porque Anastasia perdeu o foro privilegiado quando pediu demissão do cargo de governador para concorrer ao Senado. Recuperou o foro privilegiado às vésperas do recesso judicial.
Anastasia nega conhecer o policial e o doleiro. E considera o depoimento fora da realidade. Mas Careca garante ter levado o dinheiro a uma casa em Belo Horizonte. Ainda segundo o policial, Youssef tinha dito que o destinatário era o então candidato a governador.
Conforme mostra a Folha de S. Paulo, quando confrontado com uma foto de Anastasia, Careca declarou à Polícia Federal: “A pessoa que aparece na fotografia é muito parecida com a que recebeu a mala enviada por Youssef, contendo dinheiro”.
De acordo com a PF, o funcionário de Youssef era responsável por entregar dinheiro em espécie a pessoas indicadas pelo doleiro. Youssef triangulava as operações investigadas envolvendo funcionários da Petrobras, empreiteiras e políticos.
Careca mencionou ainda, em seus depoimentos, o candidato a presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o deputado Luiz Argôlo (SD-BA), aquele que fez declaração de amor a Youssef, e Tiago Cedraz, filho do presidente do Tribunal de Contas da União, Aroldo Cedraz.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAVRETO ENQUADRA MORO

Aos 11 Anos, a Virgindade em Troca de um Doce

FUX, PRESIDENTE DO TSE, SE AJOELHOU E BEIJOU OS PÉS DA MULHER DE SERGIO CABRAL