Brasil reduz de 10% para 1% o número de crianças com até 15 anos que vivem na extrema pobreza.
“Quando eu considero
as mudanças ocorridas no Brasil nos últimos quinze anos, dou-me conta do quanto
nós alcançamos”, disse o ministro da Educação, Janine Ribeiro, durante a sessão
plenária do Fórum Mundial de Educação, em Incheon, Coreia do Sull; segundo ele,
foi a integração de políticas sociais e educacionais que permitiu ao Brasil
reduzir de 10% para 1% o número de crianças com até 15 anos que vivem na
extrema pobreza.
Por Portal
Brasil
“Quando
eu considero as mudanças ocorridas no Brasil nos últimos quinze anos, dou-me
conta do quanto nós alcançamos”. A reflexão é do ministro da Educação, Janine
Ribeiro, durante a sessão plenária do Fórum Mundial de Educação, em Incheon,
Coreia do Sul.
O
fórum, com início na terça-feira (19) e duração de três dias, é promovido pela
Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Para
autoridades e representantes de governo de 180 países, Janine afirmou que foi a
integração de políticas sociais e educacionais que permitiu ao Brasil reduzir
de 10% para 1% o número de crianças com até 15 anos que vivem na extrema
pobreza. O ministro citou o êxito de programas modelo como o Bolsa Família e o
Brasil sem Miséria.
“Com
boa vontade, criatividade e coragem, é possível fazer muito mais em menos
tempo. Em apenas dois anos, com o "Brasil sem Miséria", nós reduzimos
o número de crianças e jovens vivendo em extrema pobreza de 6% para 1%”,
apontou Janine.
De
acordo com o ministro, os programas sociais do País não devem ser encarados
como despesa. “Regar uma planta, dedicando a ela não apenas água, mas também
nosso cuidado e atenção, nunca é uma despesa”, observou. “Nós sabemos que esta
planta crescerá e nos concederá bons frutos. Eu acredito que é possível olhar
para estes programas sociais como investimentos sob diversos significados”.
O
ministro reafirmou o compromisso do governo federal de estimular o
desenvolvimento do País pela educação. “Criamos escolas de tempo integral,
criamos novos currículos, construímos escolas e ginásios. Nós não ficamos
esperando por estas famílias. Em verdade, nós ativamente procuramos por elas”,
afirmou Janine, referindo ao trabalho de mapeamento do governo para localizar a
parcela de famílias cujos filhos ainda estão fora da escola.
No
fórum, que será encerrado na quinta-feira (19), Janine integrará os grupos de
debate A Educação Superior: Preparando Jovens e Adultos para o Trabalho e o
Aprendizado Durante a Vida, Transformando Sistemas de Educação por meio de Parcerias
e Como a Educação Contribui para o Desenvolvimento Sustentável.
Após
a abertura, o ministro reuniu-se com o vice primeiro-ministro da Coreia do Sul
e ministro da Educação, Woo Yea Hwang. Janine também fará visitas a escolas,
universidades e institutos deverá reunir-se com o ministro da Educação do Peru,
Jaime Saavedra.
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