A DEMOCRACIA ESTÁ EM RECESSÃO.










VÁRIOS GRANDES PAÍSES RECUARAM EM QUESTÃO DE LIBERDADE. E MESMO ALGUNS REGIMES DEMOCRÁTICOS ACIDENTAIS COMEÇAM A APRESENTAR BLOQUEIOS E A EVIDENCIAR PROBLEMAS. NUMA TENDÊNCIA GLOBAL, A DEMOCRACIA PARECE ESTAR EM RECESSÃO.

Após três décadas de avanços importantes, a democracia – a pior forma de governo com exceção de todas as outras, como gostava de dizer Winston Churchill – não apenas deixou de progredir no mundo como enfrenta várias formas de ataques. Pelo menos, esta é a opinião clara de vários politólogos importantes, entre os quais Francis Fukuyama e Thomas L. Friedman.
Os fatos estão aí para indicar que esta tendência, infelizmente, é uma realidade. Entre eles a afirmação de regimes autoritários pelo mundo afora, os malogros das Primaveras Árabes, a deterioração do nível médio da liberdade no mundo.


“Desde 2000”, diz um outro politólogos – Larry Diamond, da Stanford University – “25 democracias entraram em colapso – não só devido a golpes militares ou dirigentes autoritários, mas também devido a degradações sutis e progressivas dos direitos e procedimentos democráticos. Alguns desses fenômenos ocorreram em sistemas políticos de fraca qualidade. Mas em todos esses casos, a concorrência eleitoral multipartidária razoavelmente livre e justa, ou foi eliminada, ou foi degradada muito abaixo dos padrões mínimos de um regime democrático.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aos 11 Anos, a Virgindade em Troca de um Doce

FUX, PRESIDENTE DO TSE, SE AJOELHOU E BEIJOU OS PÉS DA MULHER DE SERGIO CABRAL

Quero o Meu Báculo de Volta!!!...