CPI DO HSBC: RANDOLFE CRITICA OMISSÃO DAS AUTORIDADES









Agência Senado - A comissão parlamentar de inquérito criada pelo Senado para investigar possível ocorrência de fraude fiscal e de evasão de divisas nos depósitos mantidos por brasileiros em agência do HSBC na Suíça realiza na manhã desta quinta-feira (26) sua primeira reunião para tomada de depoimentos.

Na reunião, o vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues, criticou a omissão das autoridades brasileiras em relação aos investimentos feitos por brasileiros no exterior e a demora na investigação do fluxo desses recursos. Para ele, o Brasil segue caminho diferente do adotado pela França, que desde 2008 intensificou sua atuação nessa área, obtendo expressiva recuperação de valores.
O primeiro a ser ouvido, o jornalista Fernando Rodrigues, do Portal UOL, disse há pouco que a análise dos dados vazados sobre correntistas da agência do banco em Genebra, incluindo 8.677 brasileiros, permitirá à CPI desvendar a forma de operação dos paraísos fiscais.
— O nome das pessoas que aparecem no banco de dados é a parte mais visível. Estamos diante do maior vazamento de dados já ocorrido e ele releva a forma como operam os paraísos fiscais para facilitar ocultação de recursos e evasão de divisas — afirmou ele.
Fernando Rodrigues participa do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos, que teve acesso à lista de correntistas copiada por um funcionário do HSBC. Outro participante da audiência desta quinta é o jornalista Chico Otávio, do jornal O Globo, que também divulga o material.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAVRETO ENQUADRA MORO

Aos 11 Anos, a Virgindade em Troca de um Doce

FUX, PRESIDENTE DO TSE, SE AJOELHOU E BEIJOU OS PÉS DA MULHER DE SERGIO CABRAL