ADVOGADO DESABAFA CONTRA PRISÃO ANUNCIADA DE DIRCEU











Roberto Podval, que defende o ex-ministro, diz em texto escrito nesta madrugada que tem sido avisado "por todos os amigos jornalistas" que José Dirceu será preso nesta quinta-feira 16 e faz uma análise do momento atual; "Fico imaginando que na época em que nasci vivíamos um período parecido. A grande diferença é que na ditadura todos sabiam as razões! Aqui, por mais que procuro, nada encontro para que se possa justificar a anunciada prisão", afirma; Podval ressalta que "para alguns ele [Dirceu] é a representação do mal" e pergunta: "e para estes quem representa o bem? Quem é o grande honesto, quem se coloca nesse papel?"; criminalista faz um apelo ao juiz Sergio Moro, da Lava Jato: "mantenha-se duro mas não injusto! Mantenha-se legalista e não publicista!, faça justiça e não pratique vingança!"
O advogado Roberto Podval, contratado recentemente para fazer a defesa do ex-ministro José Dirceu, escreveu um desabafo nesta madrugada contra a prisão anunciada de seu cliente. Podval conta que vem sendo avisado "por todos os amigos jornalistas" que Dirceu será preso nesta quinta-feira 16 no âmbito da operação Lava Jato.
Ontem, o ex-ministro se colocou à disposição da Justiça para esclarecer quaisquer "inconsistências" consideradas pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal no caso que envolve as consultorias de Dirceu a empreiteiras investigadas no esquema de corrupção da Petrobras. Podval faz um apelo ao juiz Sérgio Moro, responsável pelo processo:
"Torço, de todo coração, que o juiz Sergio Moro – quem tive a chance de conhecer em outra oportunidade – homem probo e bem intencionado, magistrado sério e comigo sempre correto, mantenha-se duro mas não injusto! Mantenha-se legalista e não publicista!, faça justiça e não pratique vingança! Enfim, é esperar o amanhã..."
Leia o texto, publicado nesta manhã pelo portal de notícias jurídicas Jota:

Uma prisão anunciada – o desabafo de Podval
Por Bela Megale

São Paulo
Leia abaixo o desabafo enviado pelo advogado Roberto Podval a amigos no início de quinta-feira (0h45 de 16/04):
Recebo de todos os amigos jornalistas a informação de que José Dirceu será preso amanhã. Whatsapp, e-mails, telefonemas e mensagens me encontram com a mesma afirmativa, e eu tentando entender o que estamos vivenciando. Fico imaginando que na época em que nasci vivíamos um período parecido. A grande diferença é que na ditadura todos sabiam as razões! Aqui, por mais que procuro, nada encontro para que se possa justificar a anunciada prisão. Tive contato com todos os documentos, com as contas, depósitos, contratos, tudo... Diga-se de passagem, tudo foi exposto para todos sem nenhum cuidado, sem qualquer preocupação com seu nome, sua privacidade, seus direitos; afinal para alguns ele é a representação do mal. E eu aqui me perguntando: e para estes quem representa o bem? Quem é o grande honesto, quem se coloca nesse papel?
Falo com um par de amigos, todos bem mais cultos que eu, todos influentes, pessoas da mídia, formadores de opinião, tudo o que ouço é parecido: a prisão anunciada é uma questão de tempo, e todos concordam com ela, defendem a saída de Dilma, o fim do PT. Tento dialogar, a Presidente foi eleita, o partido é importante para o País, os erros devem ser punidos, mas a forma deve ser tranqüila, as regras seguidas, afinal foi nossa Presidente eleita e, eleita pela maioria (da qual diga-se de passagem não fiz parte). Mas a vida é assim, vencer é bom, e como é bom, mas aprender a perder é necessário. Enquanto escrevo esse desabafo, aflito e impotente lembro me da copa do mundo, eu com meu garoto assistindo a seleção canarinho; em minutos eu apático vendo o garoto desesperado que com lágrimas nos olhos me suplicando para irmos embora, naquele momento só uma coisa tinha a dizer: não meu filho, faz parte aprendermos a perder...
Pelas regras atuais, pelas formas legais, tudo me leva a crer na desnecessidade desta anunciada prisão, já pelo anúncio em abundância, pela torcida desenfreada de uns, pela miopia de outros, tendo a acreditar que é possível, embora não devida. Torço, de todo coração, que o juiz Sergio Moro – quem tive a chance de conhecer em outra oportunidade – homem probo e bem intencionado, magistrado sério e comigo sempre correto, mantenha-se duro mas não injusto! Mantenha-se legalista e não publicista!, faça justiça e não pratique vingança! Enfim, é esperar o amanhã...




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAVRETO ENQUADRA MORO

Aos 11 Anos, a Virgindade em Troca de um Doce

FUX, PRESIDENTE DO TSE, SE AJOELHOU E BEIJOU OS PÉS DA MULHER DE SERGIO CABRAL