Empresa alemã GFK que mede audiência de TV chega ao Brasil na próxima semana para mostrar que a Globo está acabando
A Rede Globo acaba de sofrer mais um baque. Após 14
anos de disputa judicial, o SBT conseguiu finalmente vencer a ação movida
contra o Ibope. A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça recusou
recurso do instituto de pesquisa e manteve, em decisão final, a sentença de
2003 que o obriga a revelar os dados confidenciais de sua metodologia de
aferição de audiência – a sinistra “caixa-preta” que sempre foi acusada de
beneficiar a TV Globo. “O processo acaba de ser declarado ‘transitado em
julgado’, ou seja, não cabem mais recursos. O SBT aguarda apenas o cumprimento
da sentença”, informa o jornalista Paulo Pacheco, do site especializado
“Notícias da TV”.
A briga entre a
emissora de Sílvio Santos e o Ibope – também apelidado de Globope – foi
deflagrada em 2001. Na ocasião, o SBT questionou a medição de audiência do
instituto e foi punido pelo Ibope com a suspensão de 24 horas do serviço,
alegando violação das regras de sigilo. Sentindo-se lesada, a emissora
processou o Ibope e exigiu o acesso aos dados confidenciais da medição. Em
2003, o SBT obteve a primeira vitória. O instituto foi condenado pela Justiça
paulista a pagar R$ 30 mil por dia para a emissora caso não mostrasse a “forma,
a metodologia e os elementos utilizados em todos os mecanismos para pesquisa de
audiência e apuração de resultados”. O Ibope ainda recorreu a outras
instâncias, mas agora foi finalmente derrotado, em definitivo, pelo STJ. Não
cabem mais recursos!
Como relembra
Paulo Pacheco, “enquanto brigava com o Ibope na Justiça, o SBT chegou a
oferecer dinheiro a quem revelasse possuir um peoplemeter, aparelho que mede a
audiência em tempo real. Em São Paulo, há cerca de 930 aparelhos instalados em
sigilo em domicílios escolhidos pelo Ibope. No Brasil, são cerca de 6.000. Com
a sentença, o SBT espera agora ter acesso à localização dos peoplemeters para
verificar se a amostra do Ibope realmente representa as classes sociais e sua
distribuição geográfica”. A medição da audiência – esta verdadeira
“caixa-preta” – é decisiva para a obtenção de bilionários recursos em
publicidade privada e pública. Aberta, ela poderá confirmar a manipulação dos
dados e representar um duro baque para a Rede Globo.
Semana que vem, começa a funcionar o
GFK, instituto alemão que fará medições de audiência, e isso é uma das
razões possíveis para que se estejam registrando, todos os dias, “audiências
menores” para a Globo. E um passarinho me contou que podem acontecer também
“ajustes de placas tectônicas” nas medições de acesso aos jornais e revistas,
em meio físico e digital.
A conferir.
A conferir.
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