Snowden é ovacionado na entrega do Nobel Alternativo




Campanha pró Snowden em ônibus de Washington-DC


O ex-analista da Agência de Segurança Nacional (NSA) Edward Snowden, que denunciou a existência de programas de espionagem em massa dos EUA, foi homenageado com o Prêmio Right Livelihood – conhecido como Nobel Alternativo – nesta segunda-feira (1º/12), no Parlamento da Suécia, em Estocolmo.
Snowden, que está exilado na Rússia e não foi a Estocolmo por temer a extradição para os Estados Unidos, conectou-se via vídeo e foi aplaudido de pé pelos presentes na cerimônia. “É um privilégio extraordinário fazer parte daqueles que lutaram pelos direitos humanos”, afirmou.
“Tudo isso tem a ver com aquilo que podemos fazer para tornar a nossa sociedade mais segura, as liberdades que herdamos. Podemos ter sociedades abertas e liberais”, afirmou Snowden, recebendo uma grande ovação do Parlamento sueco.
Ele garantiu que os sacrifícios feitos por ele valeram a pena e que os faria novamente, pois “eles são sobre nossos direitos, sobre as sociedades nas quais queremos viver, o tipo de governo que queremos ter.”
Desde as revelações sobre a NSA, em 2013, muito mudou no mundo em relação à proteção de dados pessoais, afirmou. “Isto [a denúncia] nos forneceu uma base sobre a qual podemos construir”, disse.
Snowden lembrou também das pessoas – jornalistas, editores e advogados – com quem trabalhou e que, nas palavras dele, “arriscaram muito”.
O diretor de redação do jornal britânico The Guardian, Alan Rusbridger, que foi premiado junto com Snowden, participou da cerimônia em Estocolmo. “Edward Snowden poderia facilmente ter publicado o material”, disse. Em vez disso, o ex-analista confiou as informações a jornalistas, para que estes as avaliassem e divulgassem dentro de critérios jornalísticos. “Ele acreditou no jornalismo”, completou Rusbridger.
O criador da Fundação Right Livelihood, Jakob von Uexküll, afirmou em seu discurso que Snowden prestou um enorme serviço para o mundo. “Sem a sua coragem continuaríamos sem saber sobre a dimensão dos novos crimes que o avanço tecnológico tornou possível.”

Procurado pelo governo dos Estados Unidos, onde é acusado de traição de segredo de Estado, Snowden vive na Rússia. Lá, tem um visto de residência de três anos.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAVRETO ENQUADRA MORO

Aos 11 Anos, a Virgindade em Troca de um Doce

FUX, PRESIDENTE DO TSE, SE AJOELHOU E BEIJOU OS PÉS DA MULHER DE SERGIO CABRAL