segunda-feira, 27 de julho de 2015

Fidel, em 1973: 'EUA dialogarão com Cuba quando presidente for negro, e papa, latino-americano'





 Fidel, durante discurso na ONU




Recebido por E-mail de Filipe Reis Melo*



Uma reportagem do jornal argentino Clarín, publicada nesta quinta-feira (23/07) mostra que o líder cubano Fidel Castro fez, inadvertidamente, uma previsão certeira em um encontro com jornalistas ocorrido em 1973.

O jornalista britânico Brian Davis perguntou a Fidel, que retornava de uma visita feita ao Vietnã, pouco depois de encerrada a guerra deste país com os Estados Unidos: “Quando o senhor acredita que poderão ser restabelecidas as relações entre Cuba e Estados Unidos, dois países tão distantes apesar da proximidade geográfica?”.

A resposta de Fidel veio por meio de uma olhar fixo e dada em alto e bom som, para que todos os jornalistas presentes pudessem ouvi-la. “Os Estados Unidos virão dialogar conosco quando tiverem um presidente negro e houver no mundo um Papa latino-americano.”

A fala irônica do presidente de Cuba queria demonstrar que, na verdade, o reatamento de laços estava muito distante. Afinal, àquela altura era inimaginável que os EUA viessem a eleger um presidente negro e os pontífices da igreja católica eram, invariavelmente, italianos com trajetória apostólica em Roma.

Por conta da resposta inusitada, muitos profissionais da comunicação riram, como conta o jornalista argentino Pedro Jorge Solans. Ele resgatou a história em uma recente viagem feita a Cuba, enquanto fazia uma matéria acerca da reaproximação diplomática entre o país caribenho e os norte-americanos.  A reportagem original foi publicada no El Diario de Carlos Paz.
* Filipe Reis Melo é Professor do mestrado e da graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Coordenador do curso de Relações Internacionais da UEPB. Doutor em Ciência Política pela Universidad de Deusto (Espanha) e Pós-Graduação em Estudos Europeus pela mesma Universidade. Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Pernambuco. É membro do Fórum Universitário Mercosul (FoMerco) e coordenador do Eixo 8 - Comunicação, Informação e Poder na América do Sul. Atua nas áreas de Terras Raras, Economia Política Internacional, Mídia e Relações Internacionais e Terrorismo.

Texto originalmente publicado no site da Revista Fórum

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/41124/fidel+em+73+eua+dialogarao+com+cuba+quando+presidente+for+negro+e+papa+latino-americano.shtml#/0





Nenhum comentário:

Postar um comentário