quarta-feira, 10 de junho de 2015

Elogio ao SUS por publicação especializada norte americana causa mimimi de médicos









Por Cynara Menezes, no blog Socialista Morena:
Uma das mais antigas e prestigiadas publicações sobre medicina do mundo, o norte-americano The New England Journal of Medicine, publicou esta semana um artigo onde avalia de forma muito positiva nosso SUS (Sistema Único de Saúde). Cobre de elogios o programa de saúde da família (Estratégia de Saúde da Família), com os agentes vivendo próximos aos pacientes e sobretudo a total gratuidade do SUS – as pessoas provavelmente não se dão conta quão raro é encontrar em outros países um sistema em que não é preciso pagar para ser atendido por um médico.


Entre as falhas do sistema, o fato de o governo destinar ainda pouco dinheiro do orçamento à saúde em relação a outros países desenvolvidos e não ter conseguido estender a rede também à classe média, que tanto o critica mas não o procura, a não ser em caso de desastre. E o pior: a tecnologia atrasadíssima, segundo os pesquisadores. “Ainda assim, o mundo pode aprender algumas lições da experiência brasileira”, conclui o texto.

Mas foi só o artigo aparecer nas redes sociais para que alguns médicos brasileiros reagissem furiosamente ao post do NEJM no Facebook. “Este artigo é uma mentira”, bradou um. “Quanto o governo brasileiro pagou por este artigo?”, vociferou outro. “Os autores nunca estiveram no Brasil”, “é uma piada”, “provavelmente foi pago por interessados no escândalo da Petrobras”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário