Elogio ao SUS por publicação especializada norte americana causa mimimi de médicos









Por Cynara Menezes, no blog Socialista Morena:
Uma das mais antigas e prestigiadas publicações sobre medicina do mundo, o norte-americano The New England Journal of Medicine, publicou esta semana um artigo onde avalia de forma muito positiva nosso SUS (Sistema Único de Saúde). Cobre de elogios o programa de saúde da família (Estratégia de Saúde da Família), com os agentes vivendo próximos aos pacientes e sobretudo a total gratuidade do SUS – as pessoas provavelmente não se dão conta quão raro é encontrar em outros países um sistema em que não é preciso pagar para ser atendido por um médico.


Entre as falhas do sistema, o fato de o governo destinar ainda pouco dinheiro do orçamento à saúde em relação a outros países desenvolvidos e não ter conseguido estender a rede também à classe média, que tanto o critica mas não o procura, a não ser em caso de desastre. E o pior: a tecnologia atrasadíssima, segundo os pesquisadores. “Ainda assim, o mundo pode aprender algumas lições da experiência brasileira”, conclui o texto.

Mas foi só o artigo aparecer nas redes sociais para que alguns médicos brasileiros reagissem furiosamente ao post do NEJM no Facebook. “Este artigo é uma mentira”, bradou um. “Quanto o governo brasileiro pagou por este artigo?”, vociferou outro. “Os autores nunca estiveram no Brasil”, “é uma piada”, “provavelmente foi pago por interessados no escândalo da Petrobras”.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAVRETO ENQUADRA MORO

Aos 11 Anos, a Virgindade em Troca de um Doce

FUX, PRESIDENTE DO TSE, SE AJOELHOU E BEIJOU OS PÉS DA MULHER DE SERGIO CABRAL